sexta-feira, 30 de março de 2012

IMAGENS - Velharia: AVIÃO CARGUEIRO DOS ANOS 50/60

A partir da metade da década de 50 não era difícil avistar passando no céu um avião esquisito, com uma cauda  bem diferente dos demais: a sua traseira era quadrada!
Tratava-se de um avião cargueiro denominado "C-82" (depois teve outras variações no modelo) de fabricação americana. A nossa FAB foi pioneira em trazê-lo ao país. Foram fabricados até os anos 60 e ainda cruzaram os céus do Brasil até a década de 70.










Esses "vagões voadores" (apelido desses transportadores de carga) também foram utilizados, pouco tempo depois, pela empresa aérea (que há muito não existe mais) "Cruzeiro do Sul" (ou só "Cruzeiro").
Abaixo mostramos um anúncio de 1959 em que a Cruzeiro apresenta e enaltece as vantagens desse tipo de aeronave:






Eis "ao vivo"o avião da propaganda acima:





Veja AQUI nosso estoque de velharias.

3 comentários:

Anônimo disse...

Estava pesquisando sobre os C-82 e C-119 da FAB depois de ver o filme "Flight of the Phoenix", e lembrar que ela os operou, acabei caindo aqui. Mas isso não é o motivo de eu comentar, só quero te alertar que as duas primeiras fotos são do modelo Nord 2501 Noratlas francês nunca operado pela FAB e acho que nunca no BR por civil. As duas últimas fotos conferem é do C-82 operado pela FAB. O modelo civil operado no BR não sei se foi o C-82 ou seu sucessor c-119, mas a probabilidade é maior para o C-82.

Sebastião disse...

Qual o fabricante do C-82

Unknown disse...

Este avião foi usado para salto de paraquedista.. nos anos 50...salvo engano