terça-feira, 15 de maio de 2012

IMAGENS - Escola: 'DESENHOCOP"

Lá pelos anos de 1966/1967 surgiu na "praça" um caderninho espiral, de capa grossa e plastificada contendo dezenas de ilustrações. Causou verdadeira revolução na vida escolar da garotada (e dos professores também). Era o chamado "DESENHOCOP", que chegava para ajudar os "desventurados"  estudantes que não tinham inclinação para o desenho ( nem muita vontade!).


(anos 60)



Essa grande "invenção" nada mais era que um conjunto de folhas fininhas de papel vegetal (ou papel de seda?) com desenhos que abrangiam grande leque de temas escolares (e da vida prática) conforme as séries a que se destinava (vultos da nossa História, religião, família, ciências, geografia, hábitos e costumes, mapas, mundo animal, etc).


(anos 60)

 

Bastava passar o lápis no contorno do desenho para que ele fosse reproduzido no caderno, no papel almaço, na cartolina, etc. Depois, era só reforçar as linhas transferidas e estava tudo  pronto para a "fase" da pintura.
Sem dúvida, um ótimo material didático. Qualquer imagem era fácil de ser copiada pelos "artistas". 


(anos 60)



Servia tanto para o "primário" quanto para o "ginásio" (ou mesmo apenas para divertimento). Só havia um pequeno problema: não era tão baratinho assim (mas acabava-se dando um jeito).


(anos 60)


Alguns anos depois do lançamento o Desenhocop passou por grande mudança (já nos anos 70): seus desenhos aumentaram de tamanho e passaram a ser acompanhados de pequenos textos explicativos.


Mais Escola dos anos 50/60? Clique AQUI.





6 comentários:

Anônimo disse...

Foi uma tempo muito bem; hoje sou uma garoto de 50ANOS

José Luiz Souza de Abreu disse...

Usei muito o Desenhocop, meus trabalhos eram datilografados e ilustrados com ele... Saudades!

José Donizeti de Oliveira disse...

Tempos bons, usei Desennhocop nos anos 1968. 69, 70, 71. Meus trabalhos escolares e textos do dia-a-dia, tinham mais vidas quando eram decorados com as gravuras, de acordo com texto.

Kristina Perez Duhá disse...

Bem, eu usei usei muito o desenhocop, mas nos anos 70 e não 60!
Tinha quase a coleção toda.

Anônimo disse...

Que saudade! Eu amava!!!

Anônimo disse...

Eu também usei, porém tive apenas um exemplar, lá em 1971, da segunda série.