domingo, 30 de setembro de 2012

IMAGENS - Escola: Cartilha "BRINCAR DE LER"

As imagens mostradas abaixo são de um exemplar do ano de 1946 (basta clicar nas fotos, para aumentá-las. Vale a pena ler os poucos textos).

Essa cartilha "BRINCAR DE LER", do professor paulista (escritor, jornalista e pedagogo) RENATO SÊNECA FLEURY, foi lançada pela primeira vez em 1939.





Durante as quatro décadas seguintes foi reeditada sucessivamente, chegando próximo de 1 milhão de exemplares vendidos!
























Também é de autoria do prof. Sêneca uma cartilha (anos 30 aos 50) dirigida especialmente à alfabetização de "crianças do campo", denominada "NA ROÇA" (cartilha rural para albetização rápida).


Clique AQUI  para "viajar" pela Escola dos anos 50 e 60.






3 comentários:

CRTB disse...

Muito bom o Blog! Pena que não tem o livro da minha infância "Português Moderno, 3ª Série, da Profa. Deborah Pádua Mello Neves, ano 1972, com as histórias: "Peripécias de Viagem", "Pindorama", "O Menino Jesus" etc. Se alguém puder me ajudar a encontrar este livro, meu email é valdineibr@gmail.com

Valdinei _ Curitiba-Pr

Eden disse...

Esse livro fez parte da minha infância, no sítio onde fui criado com a minha avó. Gostava de ficar folheando e entendendo as gravuras. Acho que me dei por conta desse livro em 1975, antes de ir para a escola pela primeira vez.

Rodrigo m f alves disse...



.........NOS ANOS 1983 À 1989 TÍNHAMOS CARTÍLHAS, A SALAS ERAM SILENCIÓSAS , AS PROFESSORAS ERAM BEM MAIS ATENCIOSAS. AS CARTÍLHAS AJUDAVAM E EXPLICAVAM AS COISAS COM MAIS DETALHES.......TIVEMOS EU E A TURMA UM PASSADO BEM MAIS DIVERTIDO . ( EX ALUNO DA ESCOLA E.E.P.S.G. P. E II GRAUS COMENDADOR TEIXEIRA POMBO) RODRIGO M. F. ALVES