domingo, 30 de setembro de 2012

IMAGENS - Velharia: Máquina de tricô LANOFIX

No decorrer dos anos 50, na cidade de São Paulo, uma pequena empresa familiar  "de fundo de quintal" (literalmente) desenvolveu um trabalho que a tornaria grande êxito empresarial na década seguinte.


 (anúncio de 1962)



Ela fez seu produto principal virar uma grande "febre" nacional. Falamos da então "LANOFIX DO BRASIL S/A", fabricante (depois de ser apenas representante e montadora por algum tempo) da MÁQUINA DE TRICÔ LANOFIX, de origem italiana. As imagens abaixo são de uma máquinas "TRICOMATIC"  dos anos 60.





Essa tremenda novidade (por muitos e muitos anos a única no mercado) logo foi "descoberta" pelas tricoteiras da época como uma boa fonte de renda,  por ser  muito mais produtiva que as tradicionais agulhas de tricô.






Um contingente enorme de mulheres no Brasil todo (tricoteiras ou não) passou a "fazer tricô pra fora" com essas máquinas (de fácil manejo). Sempre havia um pequeno empresário (comerciante) a bancar o material e, até, financiar a compra do próprio equipamento em troca da exclusividade da produção (roupinhas de bebê, na grande maioria).





E assim a máquina de tricô Lanofix fez história! Essa "onda" chegou até os anos 70 e depois foi esmorecendo aos poucos. A empresa continua no mercado (inclusive representando marcas estrangeiras), mas não com a mesma força que chegou a ter naquelas décadas.

Clique na telinha abaixo para relembrar um anúncio da Lanofix na TV.



Mais coisas dos anos dourados AQUI.
                                          
     

13 comentários:

Anônimo disse...

Ola!
Eu tenho uma Lanofix Tricomatic completa e acredite: FUNCIONANDO!!!!!
Faço coisas lindas nela. O problema é encontrar peça de reposição. Por isso cuido muito bem da minha velhina.
Bjs,
Rosana.

"blcamargo" disse...

Uau!!! Valeu Rosana pelo simpático comentário.É isso aí. Toma conta da "velhinha" que ela merece. Grande abraço. Grato pela visita. Volte mais vezes.

Unknown disse...

eu ganhei uma máquina destas,mas veio sem o manual.Gostaria de saber se sabem onde posso conseguir um.

Unknown disse...

alguém tem uma cópia do manual desta máquina?

Anônimo disse...

Bom dia! o Manual da máquina Lanofix Tricomatic, voce pode encontrá-lo no blog da Angela Maria (*Tear e Tricô à Máquina* by Angela Maria: Manual Tricomatic em Português
http://angelamdc.blogspot.com.br/2006/11/manual-tricomatic-em-portugues.html). Me desculpe se não pode colocar links, mas como é raro e ela compartilhou, achei que poderia ajudar outras pessoas que também possuem a máquina.
Abraços
Rosana

ivabelle disse...

Vc pode encontrar também na loja da Lanofix,à rua 24 de maio, 77. Tem um site: Lanofix. Com.br e o telefone. Eles vendem cópias de manuais de muitos modelos de máquinas.

Unknown disse...

Tenho uma Lanofix , mas preciso de platinas. Onde encontro? Obg

Unknown disse...

A minha máquina de tricô é Tricomatic
Onde encontro platinas? Sou do Estado do Rio.obg.

os mano disse...

Tenho uma q ganhei se precisar d peças vendo

os mano disse...

Tenho uma dessa interessa nela

CACAU disse...

Tenho Lanofix Tricomatic completa

Anônimo disse...

Vc gostaria de vender?

Unknown disse...

Olá gostaria de saber como posso arranjar o carro da máquina lannofix tricomaticganhei a máquina com defeito no carro muito obrigado