sábado, 15 de setembro de 2012

IMAGENS - Escola: "Sabatina"

Na década de 50 (até o ano de 1962) o então chamado "Ginásio" (curso de 4 anos para os que terminavam o "Primário", do "Grupo Escolar", e passavam no "Exame de Admissão" (AQUI e AQUI) tinha em sua grade curricular as seguintes matérias (com pequenas variações pontuais):




E, para avaliar a aprendizagem do aluno (e "motivá-lo" a  estudar um pouco em casa!) lá vinha a  prova mensal de cada disciplina, que nos anos 50/60 era chamada de "SABATINA", geralmente escrita (em folha de papel almaço).

1950



Esse termo aplicado à escola foi herdado de épocas mais antigas, quando designava atividades  realizadas aos SÁBADOS, através de perguntas e respostas orais. Mas não para por aí. "Sabatina" tem diversos significados (alguns em desuso) que nada têm a ver com a vida escolar, tais como: ato religioso, defesa de tese e corrida de cavalo realizados nesse dia. É comum notícia informando que um candidato a alguma coisa será sabatinado por entidades, jornais, revistas, etc. (em qualquer dia da semana que não o sábado).


1958



Curiosamente haviam alguns professores que apenas informavam a nota obtida,  não entregando a sabatina para o aluno levar para casa. Ele ficava sabendo quanto "tirou", mas não tinha a oportunidade de ver os erros cometidos. Pergunta que (hoje) não quer calar: será que esses professores corrigiam as provas, mesmo?


 1961



As notas (mensais) das sabatinas no decorrer do ano é que determinavam quanto o aluno precisaria obter no "exame final" (normalmente em novembro) para "passar" para a série seguinte (mas ... "esse é um outro assunto que fica para uma outra vez".


Mais coisas da Escola dos anos 50/60 AQUI.



Nenhum comentário: