quarta-feira, 30 de outubro de 2013

IMAGENS - Escola: ANTIGO CURSO COLEGIAL "CLÁSSICO"

Como já vimos anteriormente (AQUI) até os últimos anos da década de 60 o ensino Médio (após o "Primário") era formado pelos cursos Ginasial e COLEGIAL.
Este último oferecia 3 opções. E uma delas era o "CURSO CLÁSSICO", com forte ênfase para Ciências Humanas e Área de Letras (enquanto o "Científico" destacava as Ciências Exatas e Naturais) e que, também, tinha duração de 3 anos e permitia o ingresso no Ensino Superior.


ANOS 50


1957


1958



Mais "Escola"   AQUI.

6 comentários:

depaula disse...

Nos anos 50 já era assim. Disseram anos 60 dando a impressão que não havia o cientifico e clássico antes. Me parece que a mudança começou nos anos 60, não sei ao certo. Porém sei com certeza que era assim nos anos 50. Fiz o ginasial começando em 58. Tinha um prima que fazia o Clássico em 56.

Anônimo disse...

"até os últimos anos da década de 60". a palavra até significa que se iniciou num período anterior e findou-se naquela data.

Paulo Eugenio Milan Castro disse...

Fiz o Curso Clássico na década de 70 e no seu currículo constavam disciplinas como Sociologia, Filosofia, psicologia e demais matérias pertinentes.Era um curso que nos preparava para a carreira das Ciências Humanas ou para área das Letras. Tal curso, lamentavelmente, foi extinto em 1973. Lembro com saudades dos colegas da época, dos professores e dos conteúdos agradáveis que aprendíamos. Aliás, os vínculos permanecem até hoje, pois anualmente reunimo-nos com os colegas de outrora, num encontro saudoso, regado de comes e bebes, risos e, porque não dizer, de lágrimas. Um abraço a todos!

Cristiane disse...

Que comentário riquíssimo. Estou fazendo uma pesquisa sobre o curso clássico, Você tirou muitas duvidas. Gratidão

Unknown disse...


Terminei o Clássico em 1969, os melhores anos de minha vida escolar.Tínhamos 4 línguas (português, latim, francês e inglês), além de Filosofia, Sociologia, História, Biologia. Em Portughuês tínhamos gramática, literatura portuguesa, brasileira e redação. O curso oferecia uma formação muito boa, excelentes professores e alunos comprometido. Passamos pelos anos difíceis da ditadura militar, dos festivais da Record, dos grandes momentos do teatro oficina. Anos inesquecíveis!

Unknown disse...

Na minha escola o clássico se chamava Humanístico e também preparava para as faculdades de humanas.mas quando estávamos no último ano o vestibular unificou-se e ,as pressas , o colégio ofereceu um ano de matemática e meio ano de física, química e biologia.