terça-feira, 15 de outubro de 2013

IMAGENS - Velharia: APARELHO DE TELEX

Nos anos 60 começou a ser  disseminado no Brasil um sistema revolucionário de comunicação: uma máquina elétrica (como a de datilografia) que fazia o envio/recebimento simultâneo de mensagens escritas (que podiam ser programadas para remessa posterior), via linha telefônica: era o "TELEX".


 ANOS 60


Embora de utilização eminentemente empresarial, já se mostravam claros os benefícios  no dia a dia de muita gente.
E os Bancos logo se aproveitaram da grande inovação tecnológica para "tiradas" de marketing (como podemos ver nos anúncios) com ênfase em "modernidade", "segurança", "rapidez" (o nosso ON-LINE de hoje?), e outros "atributos" .



1960
1964
1967


Os primeiros estudos para implantação da "novidade" começaram em 1957, pelo Departamento de Correios e Telégrafos, com o objetivo de: "oferecer nas capitais um serviço novo por meio do qual os escritórios e as organizações poderão dispor de comunicação direta entre si e para as centrais do DCT no Rio de Janeiro e São Paulo, através de teleimpressoras".


1965



Então, já na década seguinte, o barulhinho "tec-tec-tec-tec" da máquina de telex e as fitinhas de papel (amarelo) perfuradas foram ocupando espaço cada vez maior.





Mas, o tempo passou e, hoje, o TELEX é coisa de museu.

Aproveite o embalo e veja AQUI outro aparelho que chegou, fez história e ... sumiu: o velho TELÉGRAFO.


Nenhum comentário: