domingo, 28 de fevereiro de 2010

IMAGENS - Velharia: Bombinha de Inseticida

Reinou absoluta nos anos 40-50-60. Era um aparelho de lata, bem simples, que se usava para matar pernilongos (que havia às pencas, em todos os lugares). Mas era usado, também, contra outros bichinhos (como baratas) que ousavam entrar em nossas casas. Enchia-se o "reservatório" de inseticida "FLIT" (a mais famosa na época) ou "DETEFON" e partia-se para a "guerra", sob o comando vigoroso do chefe da família. Após borrifar os cômodos (principalmente os quartos) eles eram fechados para que o veneno fizesse efeito (em algumas horas) e os inimigos não debandassem para outros lugares da casa. Era infalível. Não sobrava um prá contar a história. Sem dúvida, essas bombinhas foram as precursoras dos atuais "Spray" de aerosol. Abaixo, material dos anos 50:










Mais VELHARIAS, já publicadas: 1 -2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8

6 comentários:

Rosa Maria disse...

Teu Blog é muito legal! Fiquei mais de duas horas bisbilhotando .. rs
E essa bombinha, eu conheci muito bem! Arrumaste uma visitante :D

"blcamargo" disse...

Valeu Rosa! Agradeço pelo contato.Todo dia 15 e 30 estaremos com edição nova.Felicidades.

Roger disse...

Muito interessantes essas imagens. Trouxeram memorias de quando tinha uns 10 anos, combatendo insetos diariamente com tal bombinha que eu mesmo enchia de Detefon. Acho que era a base de oleo, pois me recordo da bomba (e minhas maos, e meus bracos...) totalmente lambuzados de Detefon - um produto a base de DDT que esta hoje proibido mundialmente por ser um carcinogenico potente. Bom, pelo menos eu saberei como explicar minha provavel futura Causa Mortis...

"blcamargo" disse...

Obrigado, Roger, pela visita e comentário. Quanto ao Detefon, não se preocupe. Se fosse tão maléfico, não sobraria um daqueles tempos pra contar a história (todos os garotos eram terríveis matadores, com a bombinha nas mãos). Tem muito material acumulado para ver no blog. Passeie à vontade no Passado. Abraço.

Luiz Carlos Ferreira disse...

Muito bom! Parabéns pela organização e conteúdos do Blogger...!

Unknown disse...

Época inesquecível!
Lembro muito bem da propaganda do Detefon.