domingo, 15 de agosto de 2010

IMAGENS - Brinquedo: "Mec-Bras" (Mecânico Brasileiro)

Fabricado pela Estrela nos anos 50.
Era um brinquedo de montar, como o atual e famoso "Lego" (que é de plástico), só que muito mais elaborado e complexo.
Consistia numa gama enorme de peças de metal (porcas, parafusos, placas, varetas, hastes, rodas, etc) usadas para montar guindastes, carrinhos, robôs e uma infinidade de outros brinquedos.
O conteúdo que vinha na caixa variava conforme o modelo escolhido pelo comprador. Quanto mais sofisticado, mais peças tinham (até motorzinho elétrico) e mais caro era.
Acompanhava um manual, que chamavam de catálogo, com as "dicas" sobre a montagem.
Como muito dos atuais brinquedos, os adultos se divertiam mais que as crianças.
Como haviam peças bem pequenas é provável que, hoje, não fosse permitida sua comercialização. Seria um grande perigo para a criançada(?) e, por isso, um brinquedo politicamente incorreto(?).
Além de divertido, era instrutivo. Despertava a atenção, o cuidado, a destreza manual, a imaginação e muito mais.








Mais brinquedos aqui, aqui e aqui.

15 comentários:

Suburbano disse...

Tive um brinquedo muito parecido (talvez fosse mesmo cópia) no fim dos anos 80 chamado "kit spock". Vinha com um motorzinho, também. E uma chave de fenda da Columbus pequena, tipo de relojoeiro, e uma chave de boca.

"blcamargo" disse...

Valeu, Suburbano. Grato pela visita e comentário. Volte sempre.

Anônimo disse...

Também tive esse Kitspok e um laboratório de quimica era show de bola.

"blcamargo" disse...

É isso aí, anônimo! Agradeço a visita e comentário. Volte sempre. Com certeza outras coisas da infância você achará aqui. Abraço.

João Lourenço disse...

Boa Tarde Camargo
meu nome é João Lourenço
tenho 61 anos, minha infancia foi montando um MEC-BRAS nº 5, em 84 consegui um zero em São Paulo parao meu filho que hj esta com 31, eo brinquedo ainda existe e esta na 3ª geração em breve estara sendo devolvido para meu neto... um grande abraço e ótimo fim de semana.


João Lourenço

"blcamargo" disse...

Que maravilha, João! Emocionante esse carinho (seu e da família) para com as coisas do Passado.
Continuem assim. Agradeço a visita e comentário. Abraçao.

Anônimo disse...

Tive um kitspock tbm! gostaria muito de poder encontrar! Tinha como fazer helicóptero, e até uma "mosca" ou inseto, sei lá... não lembro... isso era um brinquedo!!!

Raphael Britto disse...

Tive esse brinquedo na infância e não lembrava o nome. Pesquisando na internet cheguei no seu site e fiquei muito feliz em achar o nome do brinquedo e relembrar a infância.
Pra mim, foi o melhor brinquedo que tive, melhor que lego.
Hoje descobri que existe o Meccano e vou ter que comprar pra brincar com meu filho.

"blcamargo" disse...

Recordar coisas da infância é muito bom, não? Agradeço a visita e o comentário. Abraço.

"blcamargo" disse...

Recordar coisas da infância é muito bom, não? Agradeço a visita e o comentário. Abraço.

Ciro Pinheiro Ferrari disse...

Tive um ou dois. Um deles tinha motor. Tenho fotos de uma montagem de um moinho de trigo, tipo holandês, que foi feita com uma Kodak "Rio 400" - outra raridade que tenho duas aqui em perfeito estado. Mas eu acho que este "brinquedo" deveria existir. Eu investiria até em sua fabricação. Em tempo - a custa dele e de outros, como "O Engenheiro Eletrônico" da Philips, sou eng. eletrônico, com mestrado em mecânica e aeromodelista, desde 1967...(Endereço para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/7579597689621465)

Anônimo disse...

Boa Tarde
Estava procurando exatamente este brinquedo. Tenho 61 anos e, conversando com amigos, lembrei que tive um na minha infância. As peças foram sumindo com os anos, bem como minhas lembranças. Foi maravilhoso ver estas imagens e relembrar das brincadeiras de montar. Alem das peças do catálogo, criava diversos outros "brinquedos". Abraços e grato pelas recordações. José Carlos Roque Cordeiro

Anônimo disse...

Grandioso, é o mesmo que eu guardo incompleto ainda e que trousse da argentina e cujo nome era ARMEC,...quebrou um galhão numa feira de ciências da escola do meu filho na qual "ele" fez um guincho de sucatas usando eletroímã, lembro que fatiei uma bateria velha e tirei um vaso com 2 volts para o acionamento, confesso que nunca imaginei que era fabricado no brasil.

Alexssander Silva disse...

Eu tive um kitspock um brinquedo muito parecido com este, pena que não encontremos mais brinquedos parecidos.

Unknown disse...

Tenho 73 anos e ainda tenho meu mec bras, inclusive com o catálogo para montagem dos brinquedos.