terça-feira, 30 de novembro de 2010

ESTANTE DE LIVROS - Monteiro Lobato

Mais dois livros de Lobato para nossa estante. Um para crianças e outro para adultos:


"AS CAÇADAS DE PEDRINHO"


Literatura infantil. Pedrinho é um menino que participa das histórias do Sítio do Picapau Amarelo. Seus principais companheiros de aventuras são: uma boneca, um sabugo de milho, um porquinho, um burro, um rinoceronte, uma bruxa e um saci. Além, é claro, dos humanos Narizinho (prima), Dona Benta (avó), Tia Anastácia (cozinheira do sítio) e Tio Barnabé (o caipira).


Edição de 1958


Neste livro, escrito em 1933, ele sai em expedição (com Narizinho, Emília, Marquês de Rabicó e Visconde de Sabugosa) para caçar uma onça-pintada avistada nas matas perto do Sítio.
Os valorosos, destemidos e valentes (caramba!) caçadores vão viver momentos de  grande tensão nessa empreitada "mortal".
E pensar que tudo começou quando Rabicó (o porquinho) volta apavorado da mata e conta a Pedrinho que "quase" viu uma onça. Ouviu um miado estranho e viu rastros esquisitos. "Só podia ser uma onça!"



EDIÇÃO DE 1933
EDIÇÃO DE 1957


















 NOTA: 
Esse início dá uma idéia de como a história é: deliciosa e divertida. Sem contar que é absolutamente inofensiva sob qualquer ponto de vista (de ecologia, de cidadania, etc).
Mas, para os membros do Conselho Nacional de Educação a obra tem forte conteúdo racista. Dias atrás recomendaram  ao Ministério da Educação o seu banimento nas escolas públicas do país (que, felizmente, não foi acatado)!


"CIDADES MORTAS"


Literatura adulta. Matéria publicada inicialmente em 1919 (na revistra "Revista Brasil") e incluído neste livro (de crônicas e contos), que é o segundo de Lobato.


Edição de 1956


Retrata o cotidiano das cidades do Vale do Paraíba, que entraram em decadência quando a cultura do café (responsável pelo desenvolvimento da região) fracassou


 Edição de 1948

 
O escritor é um crítico severo: não perdoa a falta de empenho na modernização das cidades. Isso teria evitado o colapso econômico-financeiro delas.
Para ele, a região (onde nasceu e viveu boa parte da vida) "tudo foi e nada é". Formada por "cidades moribundas a chorar as grandezas de dantes". "Nelas não se conjugam o verbo no presente. Tudo no pretérito".
O Vale do Paraíba fica no interior do Estado de São Paulo, cruzado pela Via Dutra.


Aqui e aqui outros livros da estante.










Nenhum comentário: