terça-feira, 30 de novembro de 2010

IMAGENS - Escola: Boletim Escolar

Nas décadas de 50 e 60 os alunos do 2º ao 4º ano do Grupo Escolar , mensalmente, levavam o boletim para os pais verem. O responsável (geralmente o pai, pois a mãe tinha o coração mais "mole") devia assiná-lo.
Assim mostrava que estava acompanhando a vida escolar do seu rebento (nossa!), inclusive quanto ao comportamento dele nas aulas (desatento, preguiçoso, conversador, briguento e outras "qualidades"). Aí, a coisa pegava! Esse ítem recebia especial atenção dos pais. Nota baixa em comportamento era imperdoável. Exigia um "corretivo", pelo menos verbal (que fazia um grande efeito).


1959



Para uns, esse dia era de alegria e orgulho (mostrar em casa como estava indo bem na Escola e colher os elogios). Já para outros . . .
Alguns professores, ao invés de atribuir nota com numerais, pintavam o espaço nas cores vermelha (ruím), verde (bom) e amarela (+/-). Inexplicavelmente não havia cor para "ótimo" (?).


1957


Além das notas para linguagem, aritmética, conhecimentos gerais (história, geografia, ciências) e outras , também era registrado no boletim o número de faltas dadas.
Esse pequeno pedaço de cartolina, cheio de anotações, está caminhando para a extinção. Em alguns regiões as notas já podem ser consultadas na Internet.


1969



Notar que nos boletins existia uma  coluna para anotação da contribuição à Caixa Escolar, que merece um comentário em capítulo à parte, futuramente.


Mais escola:  (1)     (2)     (3)     (4)     (5)     (6)     (7) 



2 comentários:

Anônimo disse...

Então fascinante este blogue parece bem desenvolvido.........bom estilo:)
Amei Continua deste modo !

Anônimo disse...

Podia mostrar os nomes das pessoas