quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FATOS - Programa de TV: "A Cabana do Pai Tomás"

Novela da Globo que ia ao ar às 19h, em 1969. Foi baseada em um clássico da literatura norte-americana (de 1852!) que teve repercussão no mundo todo.
Tratava da luta dos escravos contra os ricos e cruéis proprietários de terra. Fez enorme sucesso (num país que era escravocrata, como os Estados Unidos!). Até dizem que essa obra exerceu influência na Guerra da Secessão americana (1861 a 1865).
O casal protagonista era formado por Sergio Cardoso (o bom e sofrido escravo Pai Tomás) e Ruth de Souza (a sua esposa).
Também estavam no elenco: Miriam Mehler, Maria Luiza Castelli, Isaura Bruno, Edney Giovenazzi, Eloisa Mafalda, Paulo Goulart e outros.


 Sergio Cardoso, respeitado ator de teatro, que faleceu em 1972 (com 47 anos)


Algumas curiosidades sobre essa novela:


-Chegou a ter 5 roteiristas e 4 diretores!
-Além do protagonista (Pai Tomás) o ator Sergio Cardoso fazia, também, mais dois papéis (de personagens  brancos): O Presidente americano Abraham Lincoln e Mr. Dimitrius (um galã).
-Antes da estréia, um incêndio destruiu completamente os estúdios de S.Paulo, onde eram gravados os capítulos. Os trabalhos continuaram no R. de Janeiro.
-Marcou a estréia, na Globo, do jovem ator Paulo Goulart.


Mas não foi por nada disso que "A Cabana do Pai Tomás" ficou na história da TV brasileira. E muito menos por seu enrêdo e elenco. Nada disso!


Ficou para a posteridade porque a emissora (num episódio até hoje sem explicação lógica) resolveu "ADAPTAR" um ator BRANCO (Sergio) no papel de um personagem NEGRO (Pai Tomás),que precisava  se lambuzar de graxa a cada gravação!!!
Pelo menos, sua esposa era representada por uma atriz negra, a grande Ruth de Souza.




Sergio (como Pai Tomas) e Ruth (sua esposa)






Sergio (como Dimitrius) entre Edney Giovenazzi e Paulo Goulart




Clique nos títulos para ver outros programas: Luta Livre na TV   -   National Kid   -   Rin Tin Tin



Nenhum comentário: