quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

IMAGENS - Velharia: PRESÉPIO

Montar o presépio é um costume que vem diminuindo cada vez mais. Até os anos 60 ainda era muito comum (principalmente no interior) deparar-se com um montado em lugar nobre da casa.
Cada família fazia o seu, conforme suas condições e habilidades. Variava de tamanho, de material e de número de peças. Existia do mais simples ao mais pomposo (alguns, até mecanizados!).





A criançada ficava toda alvoroçada (para "ajudar") quando o pai começava a recuperar os componentes guardados cuidadosamente no ano anterior. Por todo esse zelo, era comum uma peça ser usada por dezenas de anos.  (Na foto acima, um presépio dos anos 50 com sua "vista". Boa parte das peças são usadas até hoje!)





Os preparativos eram o prenúncio de que o esperado Natal estava chegando. Mas, claro, não ficava só na montagem. Aquele pequeno espaço era sagrado. Ali não se brincava! Era lugar do  mais profundo respeito e das orações da família.





Normalmente usava-se, ao fundo, uma tela pintada (chamada de "vista") com algum motivo que evocasse  a significativa data.
Era costume o presépio ficar algum tempo sem o Menino Jesus na manjedoura, que seria colocado somente na noite da véspera do Natal. E os três Reis Magos? Também tinham um tratamento especial:  a cada dia "avançavam" um pouquinho. Isso deixava as crianças encucadas, pois  eles só  "andavam " à noite, quando elas já estavam dormindo. Até que, no dia 6 de janeiro (Dia de Reis) eles chegavam em Belém.





Há algumas décadas o presépio vem sendo preterido pela Árvore de Natal (um costume bem mais recente entre nós, "importado" dos americanos). Na Alemanha do século XVI já se fazia decoração de árvores.

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns !
Esta muito lindo seu blog com destaque para tantas fotos de presépios !
Embora seja um costume que vem perdendo espaço para as árvores de natal, renas em trenós e o papai Noel, acredito que os presépios simbolizam com muito mais espiritualidade a data de Natal que nada mais é do que o aniversário de Jesus Cristo !
O endereço abaixo se trata de um link do presépio do pipiripau em Belo Horizonte:
http://www.youtube.com/watch?v=sKqoel1rY5I
Um grande abraço,
Geraldo

"blcamargo" disse...

Olá Geraldo,
Voce tem razão.É o Presépio, com toda a sua carga espiritual e religiosa, que evoca verdadeiramente o SENTIMENTO NATALINO para os cristãos! Pena que está cada vez menos presente nos lares.
Boa a dica do Pipiripau(de Belô).Muito bonito e digno de admiração. Agradeço a visita e o comentário.
Abraços

Rui Amaral Jr disse...

Singelo e muito representativo.
Parabéns e Feliz Natal para todos.

Rui Amaral Jr

PS:Peguei seu cartão de Natal para um post que fiz e estou fazendo em que mostro os cartões dos amigos.Está no blog de automobilismo.

"blcamargo" disse...

Valeu Rui! Não me canso de dizer: as cestas do seu pai fizeram a felicidade da gurizada dos "velhos tempos". Um Natal Santo para voce e seus familiares. Abração.