quarta-feira, 30 de março de 2011

ESTANTE DE LIVROS: "A MADONA DE CEDRO" / "O ADVOGADO DO DIABO"

Novas aquisições para nossa prateleira:


"A MADONA DE CEDRO"


Livro escrito em 1957, pelo autor brasileiro Antônio Callado. Seu enredo:
Um comerciante de Congonhas do Campo (MG) conta seu envolvimento, muitos anos antes, no roubo de uma valiosa peça artística e histórica da igreja da cidade: a imagem da Virgem (a madona do título), esculpida por Aleijadinho.



livro de 1957



Já em dias atuais, ele revive situação semelhante e precisa passar por grande provação para redimir-se do passado.
É um romance dramático, cheio de suspense e sentimento religioso, com personagens muito bem construídos. Em 1967 foi parar nas telas dos cinemas, com Leonardo Villar, Leila Diniz e Anselmo Duarte (monstros sagrados da época).



"O ADVOGADO DO DIABO"


Ao iniciar um estudo para canonização, a Igreja Católica designava duas pessoas para atuarem no processo: Um apurava todas as razões pelas quais o beato deveria ser santificado. Outra esmiuçava a vida do "candidato" à procura de algo que desaconselhasse a medida: era o chamado "Advogado do Diabo", que existiu durante séculos e foi abolida pela Igreja na década de 80.



livro de 1963



Esse é o tema central do famosíssimo romance do escritor australiano Morris West, publicado pela primeira vez em 1959. Um padre canceroso terminal e cheio de problemas existenciais é escolhido para exercer essa função num processo de canonização.  Deverá estudar a vida de um morto (a quem são atribuidos milagres) que é venerado, extra-oficialmente, pelos moradores de uma vila na Calábria (Itália).

Visite nossa biblioteca clicando nos títulos/autores:

José Mauro de Vasconcelos   -   A Muralha   -   Monteiro Lobato   -  Jorge Amado e outros

Nenhum comentário: