quarta-feira, 30 de março de 2011

IMAGENS - Velharia: Pentinho "Flamengo"

Pentinho no bolso de trás da calça fazia parte do "enxoval" de acessórios com que os adolescentes (e os nem tanto) saiam de casa nos anos 50 (em parte dos anos 60, também).


O uso era tão disseminado que esse objeto era dado como brinde em campanhas políticas.
Os cabelos "cheios" estavam sempre bem penteados, com a ajuda dos pentinhos (e da brilhantina, é claro!).
1958

1960




Havia diversos tipos, cores e material (até, de osso). Não importava. O que interessava era a marca: tinha que ser "FLAMENGO". Exceto, talvez, para alguns poucos, nada tinha a ver com paixão por time de futebol. Era pela qualidade, mesmo. Tão flexível que não quebrava como os outros no "senta e levanta" do "trabalhoso" dia da rapaziada. Não ficava "banguela" e nem arranhava ao pentear.
Esse pente era fabricado pela empresa Flex-a Carioca.

Veja mais velharias clicando nos títulos:    Televisão Philco   -   "Vespa"   -   "Conga"   -   Brinde Kibon

"Kodak"   -   Guias de S. Paulo   -   Armazém antigo   -   Cigarro "Fulgor"    -   Rádios Antigos   -  GUMEX

4 comentários:

Anônimo disse...

Que saudade! Não do tempo que usava o pente Flamengo no bolso da camisa ou no bolso traseiro da calça! Saudade sim do tempo que tinha cabelos para usá-lo. Se bem me lembro o slogan era: "Flamengo, o pente de todas as torcidas". E era mesmo!

Parabéns pelo excelente site.

Osni Boeing

"blcamargo" disse...

Valeu, Osni.
O importante é que, com cabelo ou sem, ainda estejamos com a cabeça "nos trinques" para relembrar coisas dos velhos tempos.
Grato pela visita e comentário. Abração.

Unknown disse...

Sempre tive o costume de usar esses pentes, pois ando de moto e o capacete é uma "bênção" pra desarrumar o cabelo. Mas hoje não encontra mais em lugar nenhum esses pentes, que dirá da marca Flamengo...

Unknown disse...

Sempre tive o costume de andar com um pente de bolso, pois sou motociclista e o tal do capacete é uma "bênção" pra bagunçar todo o cabelo, mas hoje não se encontra mais pra comprar esses pentes. Talvez eu tenha nascido na época errada.