segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

IMAGENS - Anúncio: "DETEFON"

Nosso foco de hoje são os anúncios de um inseticida muito popular nos anos 40 a 60: o DETEFON (o mais terrível e mortífero inimigo das pulgas, pernilongos, baratas, piolhos, gafanhotos(?), moscas, percevejos, formigas e aranhas  (ufa!) que insistiam em perturbar o pessoal daquela época.


anúncio de 1946



Atualmente os inseticidas em geral não podem mais "apregoar" a matança generalizada de tudo quanto é bichinho (nos rótulos antigos aparecia uma relação de "públicos-alvos" do produto). Têm que ser mais específicos na sua "mira"


anúncio de 1949



DETEFON começou a ser produzido nos anos 20 pela mesma empresa do conhecido Biotônico Fontoura (o Laboratório Fontoura).
Por muitas décadas foi acondicionado em pequenas latas amarelas e devia ser aplicado com o uso das famosas "bombinhas de inseticida". Era só colocar o líquido no reservatório e sair "perfumando" o cômodo da casa (que precisava ficar boas horas fechado).


anúncio de 1950



Os anos 40 foram marcantes na história do DETEFON e seus similares: foi quando um químico suíço descobriu num produto chamado "DDT" uma eficientíssima propriedade inseticida. Com isso ele passou, então, a integrar a fórmula do DETEFON  e de todos seus congêneres no mundo todo (aumentando, em muito, o "poder de fogo")


anúncio de 1952


O "DDT" era tão poderoso na missão de "mata-mosquito" que foi reconhecido como o principal responsável pela erradicação da MALÁRIADENGUE  e TIFO em diversos países, inclusive no Brasil da década de 50.

 
anúncio de 1952



Mas, nos anos 60 (quando já estava sendo largamente aplicado na agricultura contra pragas) foi feita uma importante descoberta: esse produto não era tão "inocente" como se pensava. A par dos benefícios ao cultivo agrícola, ele poderia causar doenças (como o câncer) no ser humano e matar animais, através da contaminação do meio ambiente.
À vista disso, teve proibido seu uso nessa área (aqui e em diversos países), mas continuou liberado para o controle de doenças pelo combate ao mosquito. Só em 2009 veio a ter impedida a fabricação, comercialização e utilização. Em outras nações esse "banimento" total ocorreu antes, na década de 70.
Voltando ao DETEFON:  No Brasil é, até hoje, uma forte marca de inseticida (sem DDT, é claro!), sendo produzido por multinacional inglesa.


 anúncio de 1952 (que exagero, não?)

  
Clique aqui para ler matéria sobre as históricas "BOMBINHAS DE INSETICIDA".


Outros anúncios bomba d'água/acordeon   -   Lysoform/Quaker   -   Ovomaltine




Nenhum comentário: