quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

IMAGENS - Escola - Livro Escolar: "CARTILHA DO POVO"

O nome desta cartilha dá, à primeira vista, a impressão de ser um desses trabalhos elaborados por movimentos sociais ou religiosos. Mas não é. Destinava-se ao ensino da leitura e escrita nos Grupos Escolares.
Teve vida bastante longa: foi instrumento de alfabetização dos anos 20 aos anos 80 (puxa!) em muitas escolas públicas do país.


1939



Seu autor, Lourenço Filho, foi um professor paulista que teve sob sua responsabilidade importantes cargos no magistério do seu estado. Desenvolveu estudos para estabelecer o melhor nível de maturidade necessário para se aprender a ler e escrever com rapidez.
O professor Lourenço Filho foi um vanguardista na pesquisa de novos rumos para uma alfabetização com sucesso.


1966



Mais livros escolares: "Crestomatia"   -   "O Bom Colegial"   -   "Cartilha da Infância"   -   "Cartilha Sodré"   -   "Tabuada"  

2 comentários:

Anônimo disse...

Em 1963 com sete anos entrei no primeiro ano no grupo escolar prof. Francisco Guimarães na cidade de siqueira campos PR. E a cartilha era a cartilha da mãozinha espalmada, A cartilha do povo.resumindo tudo, digo que no final do ano letivo eu já dominava escrita e leitura muito melhor que um quinto ano da era Paulo freire. Etapa cara bom esse Lourenço filho.

Anônimo disse...

Depois q aprendi o alfabeto na cartilha ABC passei para a Cartilha do Povo a q mais gostei onde aprendi a ler e escrever rápido.Ao pesquisar por ela fiquei muito feliz por vê-la e mostrar aos meus filhos como eu era feliz.Só Lembranças lindas!