quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

IMAGENS - Anúncio: BICICLETA MONARK

Nos anos 50 e 60 o Brasil já tinha uma variedade de marcas de bicicletas nacionais. Mas as grandes estrelas eram a MONARK  e a CALOI (que dominavam o mercado).



 1954



Os anúncios de hoje são da "magrela" Monark. A fabricante (uma empresa brasileira criada em 1948, na cidade de São Paulo), no início, dedicava-se tão-somente à montagem de bicicletas importadas da Suécia para concorrer com as também estrangeiras PHILLIPS, HERCULE, RAILEITH, RUMBER, GÖRICKE que "pululavam" em nossas ruas.



1956



Poucos anos depois de sua constituição essa empresa começou a produção própria (já na década de 50). Para isso contou com máquinas, equipamentos e técnicos suecos. Nesse tempo a Monark já era uma marca muito conhecida no mercado, por sua qualidade.



1961



Quem não se lembra da MONARETA, da JUBILLEU DE OURO, da GRAN PRÊMIO, da COPA DO MUNDO, dentre tantos modelos da Monark da época.
Mas, a história da empresa tem um capítulo que merece ser contado à parte: A "BARRA CIRCULAR". Um verdadeiro "Ovo de Colombo", de tão simples e tão grande impacto mercadológico: um REFORÇO CIRCULAR  no quadro da bicicleta, diretamente associado à imagem de SÓLIDA ROBUSTEZ!
Nas propagandas essa melhoria era destacada como  "novo quadro monobloco com barra circular feita de aço". Sucesso absoluto criado lá pela metade dos anos 60.



 1966



Outros anúncios:    DETEFON   -   Revendedoras AVON   -   VULCABRÁS

7 comentários:

Anônimo disse...

boa noite
quero deixar aqui os meus cumprimentos e parabeniza-lo pelo seu excelente e magnifico blog.
estava eu,procurando a história da câmera fotográfica kodak, mod. rio 400, quando apareceu na minha pequisa teu blog.
te confesso que viajei ao passado, viajem essa, que eu não queria retornar nunca mais.
continue assim
att: tito

Unknown disse...

OLA, LEMBRO DE QUANDO CRIANÇA DA BICICLETA MONARETA DOBRAMATIC E ATÉ DO JINGLE QUE PASSAVA NA PROPAGANDA DE TV - " MONARETA DOBRAMATIC É QUE É LEGAL ". OBRIGADO POR LEMBRAR OS VELHOS TEMPOS.

Unknown disse...

Amigo, gostaria de saber qual exatamente qual revista quem veio com a propaganda da bicicleta monak 66

"blcamargo" disse...

Como todas as outras, esta imagem foi retirada da internet. Muito provavelmente originada de uma contra capa de "gibi" (que a garotada/rapaziada adorava ler)

Unknown disse...

oi amigo vc sabe qual revista tem essa propaganda dessa monark 66? qual a revista, a edição o ano e o mês. estarei no aguardo

"blcamargo" disse...

O ANÚNCIO COM O PELÉ FOI VEICULADO,DENTRE OUTROS, NA REVISTA "O CRUZEIRO", DE JULHO DE 1966.

Unknown disse...

Eu tenho essa bicicleta copa do mundo onde o Pelé e capa