sexta-feira, 15 de março de 2013

FATOS - Diversos: "PRIMEIRA COMUNHÃO"

Vamos relembrar um acontecimento por demais marcante na vida de muitos e muitos meninos e meninas nos anos 50/60 (que ocorre até os dias de hoje, embora sem a representatividade daqueles tempos): a "PRIMEIRA COMUNHÃO". Cerimônia de iniciação cristã da Igreja Católica Apostólica Romana, carregada de simbolismo e destinada (na época) às crianças maiores de 7 anos, a "idade da razão".


 1961



Independentemente da religião professada por elas quando adultas, é inegável a importância de que se revestiu esse momento em suas vidas (e na de seus pais, irmãos, avós, tios ...). Sem dúvida, uma das boas recordações da infância.
Afinal, pelos recenseamentos do IBGE de 1950 e 1960 mais de 93% da população brasileira era católica (e 64,6% pelo senso de 2010).



1961



Para chegar  até esse significativo momento de celebração litúrgica (mais tarde também chamada de "1ª Eucaristia") a petizada preparava-se durante meses, frequentando uma espécie de cursinho chamado  "Catecismo", com aulas ministradas pela "catequista" uma vez por semana. Aprendia-se sobre o cristianismo, o catolicismo, a confissão, a comunhão, as orações como "Padre Nosso" (depois, "Pai Nosso"), "Ave Maria", "Salve Rainha", "Credo", etc, os rituais da missa e aspectos práticos da religião.


1955


1957



(CONTINUA NA POSTAGEM SEGUINTE, DESTA MESMA EDIÇÃO)





Um comentário:

Anônimo disse...

Guardo esse livro de Doutrina cristâ até hoje.