sexta-feira, 15 de março de 2013

FATOS - Diversos: "PRIMEIRA COMUNHÃO" (continuação)

Na véspera do grande dia, a criançada ia à igreja para confessar-se. Com tão pouca idade era até difícil achar um "pecadinho" para contar ao padre que, ternamente, dava a penitência: algumas orações.


1953



O domingo da "Primeira Comunhão" era um dia diferente e "intenso". Lá estavam as crianças com suas roupinhas de "gala" (as das meninas eram mais especiais: vestido branco e véu). Eram caprichadas mas sem ostentação. Não havia luxo nem grandes gastos para os pais.  Eram feitas pelas mães ou conhecidos da família (ou, até, emprestadas de amigos e parentes).


"manual" do catecismo - 1947



Além do aspecto religioso, é claro, as crianças ainda tinham atrações à parte: as lembrancinhas (terço, santinho, diploma, livrinho de oração, vela com fita, etc), as fotos (individuais e com a turma toda em frente à igreja) e os "comes e bebes" no salão paroquial, como finalização do grande evento (e em casa, no almoço). Enfim, era um dia muito feliz e inesquecível!


 livrinhos de oração - anos 50


Ah! Os comungantes mirins deviam estar em jejum completo (por muitas horas), recebiam a hóstia na boca, das mãos do padre (não podia ser tocada nos dentes) e a missa era em latim.



2 comentários:

Heloisa Helena disse...

Perfeito!!!! Voltei no tempo 50 anos.
Fique com Deus.

Armando Cesar Dantas do Amaral disse...

Dá saudade daquele tempo e este dia, para nós era importantissimo.