sexta-feira, 15 de março de 2013

FATOS - Notícias da Época (de 05 de abril de 1968): "ASSASSINADO O LÍDER NEGRO MARTIN LUTHER KING"


"MORTE DE LUTHER KING DESENCADEIA VIOLÊNCIA NOS ESTADOS UNIDOS"


"O pastor Martin Luther King foi assassinado ontem em Memphis (Tennessee) quando estava, sozinho, na varanda de seu quarto no hotel onde estava hospedado. Ele chegou à cidade para participar de mais uma marcha.


 Martin



Por volta das 18h policiais que guardavam o hotel ouviram tiros e viram o líder negro cair no chão atingido por uma bala que fraturou o maxiliar e alojou-se no ombro.


 Na varanda onde seria morto horas depois



Imediatamente foi transportado para o Hospital St. Joseph, sem recobrar a consciência. Momentos depois (19:05h) foi constatada sua morte.
Assim que a notícia foi espalhada, grupos de negros sairam às ruas em dezenas de cidades, inclusive Memphis, causando uma série de distúrbios como saques, tiros e incêndios. As manifestações mais violentas ocorreram em Nova Iorque (onde um branco foi morto) e em Washington. Três outras pessoas foram mortas em conflitos registrados em cidades do Meio-Oeste.



O centro de Washington transformado em campo de batalha entre soldados e negros



Tudo indica que o disparo foi efetuado de um hotel vizinho, onde foi achado um fuzil automático com mira telescópica, um binóculo e uma pequena mala.
A polícia ainda não chegou à conclusão definitiva do ocorrido, mas já deteve duas pessoas suspeitas de participar do crime.


Esposa de King chora a morte do marido




O caixão com o corpo sendo colocado no avião



Luther King será enterrado em Atlanta (Georgia), sua cidade natal"


Mais "Notícias da Época"  AQUI.


NOTA: ESTA EDIÇÃO DE 15/03 AINDA NÃO ACABOU. CLIQUE EM "POSTAGENS MAIS ANTIGAS" (LOGO ABAIXO) PARA CONTINUAR A LEITURA (COM AS MATÉRIAS "ESCOLA" E "CINEMA BRASILEIRO").



Nenhum comentário: