sábado, 30 de março de 2013

FATOS - Diversos: COISAS DO FUTEBOL DOURADO

No final da tarde do dia 4 de fevereiro de 1969 os dirigentes da CBD-Confederação Brasileira de Desportos reúnem-se para definir os integrantes da nova comissão técnica da Seleção Brasileira (com destaque, é óbvio, para o técnico).
Mas não era esperada nenhuma surpresa, com  Aimoré Moreira  praticamente escolhido. Logo após o término da reunião saiu a notícia: O novo técnico da seleção canarinho é ... o JORNALISTA e RADIALISTA JOÃO SALDANHA!!! (paradoxalmente, um crítico feroz dos cartolas da CBD).






Gaúcho e morando no Rio desde criança, só começou a aparecer no futebol quando aceitou "quebrar o galho" do Botafogo (mantinha antigo vínculo com o clube) aceitando dirigir a equipe como "tapa buraco" até a escolha definitiva de um outro profissional. Era o ano de 1957 e o time acabou sagrando-se campeão carioca! Então ele continuou a "experiência" de ser técnico e o destino quis que fosse campeão novamente no ano seguinte!


Ele com Antonio dos Passos (chefe da comissão técnica da seleção)



Mas essa não era a vida que Saldanha queria e foi, então, para o rádio, televisão e jornal ("ÚLTIMA HORA") onde construiu a imagem de "profundo conhecedor de futebol" com seus comentários.
Esse era o João Saldanha, que deixou o Brasil perplexo por ter sido escolhido para o comando de uma seleção com muito pouca experiência dentro das quatro linhas.






Houve muita gritaria por ele não ser diplomado em Educação Física, principalmente pela Escola Nacional, entidades de classe e  mídia (em solidariedade aos  inúmeros técnicos formados e de grande vivência no futebol brasileiro).






Lembram-se do "atrito" com o Presidente Médici sobre a exigência de convocação do Dadá Maravilha? Muitos juram que nada disso aconteceu e que a história foi "plantada" pelo próprio Saldanha depois de "ser saído" da seleção.
E quando ele disse que Pelé  não poderia jogar a copa porque estava cego!
Mas a vida na seleção foi seguindo, cheio de turbulências (mais pelo gênio dele), até que em 18 de março de 1970 (seis dias antes do embarque para o México) Joao Saldanha foi sumariamente demitido e, no mesmo dia, substituído por Zagalo que "chegou lá", para a alegria de todos (com as "feras do João", ou parte delas).



Nenhum comentário: