segunda-feira, 30 de maio de 2011

ESTANTE DE LIVROS - "VIAGEM AO CÉU " E "AS AVENTURAS DE HANS STADEN" - Monteiro Lobato

Mais duas obras infanto-juvenis de Monteiro Lobato para nossa Estante:


"VIAGEM AO CÉU"


Pedrinho, Narizinho, Emília (não poderia faltar!), Visconde, Burro Falante e Tia Anastácia saem do Sítio para uma viagem. Vão para muuuito looonge: o espaço sideral, em pleno 1932 (que é o ano em que este livro foi publicado pela primeira vez). E tudo graças a uma invenção do Visconde: o pó de PIRLIMPIMPIM.


1958







Vivem uma fantástica aventura interplanetária, que passa ao jovem leitor muitas noções de astronomia.
Eles descem na Lua e têm longo papo com São Jorge (que está com seu dragão)! Depois, seguem viagem até Marte onde fazem um instrutivo passeio. Em seguinda vagueiam pela Via-Láctea "cavalgando" um meteoro! Continuando a viagem, escorregam nos anéis de Saturno. E assim vão perambulando pelo Cosmo. Depois de muitas estrepolias pelo espaço afora, resolvem voltar á Terra. Mas, antes, passam novamente pela Lua para pegar a Tia Anastácia (que havia ficado lá para descansar). Imaginem o que Lobato arrumaria para essa turma fazer com os atuais conhecimentos do universo!



"AS AVENTURAS DE HANS STADEN"


Lobato escreveu este livro em 1927. Nele, Dona Benta conta a história (real) do aventureiro alemão que veio ao nosso país por duas vezes (1547 e 1554) e que na segunda viagem foi aprisionado pelos índios Tupinambás (que eram canibais).
O autor se interessou em apresentar a saga desse estrangeiro baseando-se num livro que Staden havia escrito (em 1557) para contar suas "experiências" em terras brasileiras. Para descrever esse relacionamento com os canibais, Lobato escolheu a amável Dona Benta.


Anos 40






Através dela, ficamos sabendo que o alemão permaneceu por mais de 9 meses prisioneiro, aguardando para qualquer momento a hora de ser devorado. E que após muitas tentativas (pelo jeito, sem sucesso) de convencer seus captores a não comê-lo, ele conseguiu fugir e voltar para seu país com a ajuda de piratas franceses.
Graças à utilização dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo essa história ficou  leve e gostosa de ler para a criançada.


Clique nos títulos para ver outros livros da Estante: Olhai os Lírios do Campo   -   O Minotauro   -   Meu Pé de Laranja Lima   -   O Tesouro de Tarzan   -   A Reforma da Natureza   -   Asfalto Selvagem

Nenhum comentário: