sexta-feira, 15 de julho de 2011

IMAGENS - Cartaz: MATINÊS (I)

Na década de 50 (e até alguns anos depois) a recém-nascida televisão ainda não havia chegado à maioria das casas (por falta de sinal ou alto preço do aparelho) e a maneira da garotada se divertir era um tanto limitada (e mais saudável, costuma-se dizer hoje!)
Com isso, o cinema passava a ser o grande passatempo de todo mundo, com salas espalhadas pelas grandes e pequenas cidades do país (não em shopping, é claro!).



1952


E aí entravam as saudosas MATINÊS com suas sessões infanto/juvenis aos domingos de manhã e/ou à tarde, com suas programações bastantes variadas. Eram desenhos animados, seriados e as grandes estrelas: filmes de faroeste (ou "cowboy" ou "bang-bang" ou "de mocinho") e do Tarzan.


1955


1956


1957


Na tela (que a projeção nunca era em "cinemascope") estavam os heróis dos gibis (Fantasma, Roy Rogers, Flash Gordon, Batman, Gene Autry, Superman e muitos outros).


1959



1960


Comédias nacionais também faziam parte do "repertório" das matinês. Por agora ficamos nos desenhos animados ("Festival Tom e Jerry", "Festival Walt Disney", etc). Brevemente apresentaremos cartazes dos históricos seriados e filmes de "farwest".

Veja esses cartazes:   Os Desajustados   -   Intriga Internacional   -   Salomão e a Rainha de Sabá

Nenhum comentário: