terça-feira, 30 de agosto de 2011

FATOS - Notícias da Época (de 27.02.1963) - Marinha Brasileira em prontidão máxima

"FRANÇA MANDA MAIS UM NAVIO PARA O LITORAL DO BRASIL"



"Dois navios de guerra franceses estão em alto-mar com destino ao litoral nordestino. O primeiro (contratorpedeiro "TARTU") deve chegar ainda hoje. A outra embarcação (fragata "Paul Goffeny") demorará mais alguns dias.
Há informação de que eles têm a missão de proteger os diversos barcos lagosteiros  daquele país em atividade na região.



 o "Tartu"



Nosso Ministério da Marinha informou que novos navios seriam enviados ao Nordeste para se juntarem à frota que lá se encotra. A FAB, por sua vez, divulgou nota dando conta de que na Base Aérea de Recife já havia concentrado mais de 80 aviões.
Como se recorda, os primeiros barcos da França começaram a capturar lagosta  em grande escala no litoral pernambucano no início de 1961. Um ano antes o Brasil havia concedido autorização tão somente para pesquisa.


contratorpedeiro brasileiro pronto para entrar em ação


 A crise entre os dois países começou logo a seguir, quando nossa marinha cancelou a licença ao perceber que o acordo anterior havia sido totalmente deturpado. Mas o país europeu não aceitou a decisão, alegando que as atividades ocorriam em águas internacionais.O primeiro incidente ocorreu em 1962, com o aprisionamento de um pesqueiro. Mas os franceses insistiram no direito de continuar pescando e outros barcos foram capturados.
A "GUERRA DA LAGOSTA" (como a crise vem sendo tratada pela imprensa) chega agora ao seu estado máximo de tensão.
Na semana passada o Presidente Goulart fez apelo ao Presidente De Gaulle para que não mandasse o navio de guerra, pois isso seria fatal para a relação entre os dois países."

Outras notícias:   Kadafi assume o poder na Líbia   -   Execução de Eichmann   -   Começa a construção do Muro de Berlim   -   Inauguração da Via Dutra   -   Crise de Cuba   -   Morte de Castelo Branco   -   Extinto o Parlamentarismo   -   Brasileira é Miss Universo


Nenhum comentário: