terça-feira, 30 de agosto de 2011

IMAGENS - Velharia: PALHAÇOS DE CIRCO ("ARRELIA" e "PIMENTINHA")

Acompanhado por uma barulhenta bandinha, o palhaço entra no diminuto picadeiro e cumprimenta seu parceiro cantando uma marchinha que começa assim:


"Como vai? Como vai? Como vai?
Eu vou bem, muito bem, bem bem!"


Era ARRELIA apresentando-se para a criançada (e seus pais, avós, tios ...) com o palhaço PIMENTINHA (o do famoso cone na cabeça) nos anos 50.





Seu nome? Waldemar Seyssel que, depois de muita "estrada" (desde os anos 20), passou a trabalhar com o sobrinho Walter Seyssel.
O Arrelia era a alma dessa dupla. Com sua bengala, roupas folgadas e coloridas e as pinturas no rosto fazia todo mundo cair na risada com seus gestos largos e exagerados e modo engraçado de pronunciar as palavras.

Arrelia



Pimentinha


Esses dois atravessaram toda a década de 50 e 60 fazendo apresentações em circos, festas, inaugurações, promoções comerciais e, principalmente, no que lhes deu a grande projeção: o programa dominacal na televisão "Circo do Arrelia", na TV Paulista (1951 até 1953) e, depois, na TV Record como "Cirquinho do Arrelia" (até os anos 70). Foram, também, personagens de revistas em quadrinhos. Alegraram a infância de muita gente.
Pimentinha faleceu em 1993 e Arrelia em 2005 (com 99 anos).

Um capítulo à parte merecem os GIBIS desses dois. Mostramos exemplares de 1956 (clique para aumentar):




Veja também essas outras velharias:   maquininha de cortar cabelo   -   Pentinho "Flamengo"

2 comentários:

Unknown disse...

Eu sou um dos integrantes dos "irmãos do samba", que divulga as marchinhas carnavalescas do palhaço Arrelia no programa de domingo (circo do Arrelia) aos domingos; gostaria de poder ver algum vídeo nosso participando do programa.

Ana Separavich disse...

Ah, que alegria! Eu adorava Arrelia&Pimentinha. Amo palhaços por causa deles😍