sexta-feira, 30 de setembro de 2011

FATOS - Programa de TV: "OS ESTRANHOS"

Naves espaciais... Planeta Y12... Seres alienígenas... Viagens interplanetárias...
Nossa tema de hoje é um filme de ficção-científica, tipo seriado do Flash Gordon? É um documentário sobre a vida em outros planetas?
Não!!! Nosso assunto é a NOVELA "OS ESTRANHOS" (de Ivany Ribeiro) que era exibida diariamente no canal 9-TV Excelsior, às 19:30h, em 1969.


anúncio em jornal e revista



Vamos relembrar o enrêdo?
Dios homens e duas mulheres (os "estranhos" do título) são estudantes do planeta GAMA Y12 que recebem uma viagem de estudo como prêmio de formatura. Podendo escolher qualquer ponto do universo, eles acabam optando por um lugar pequeno e primitivo chamado "TERRA".



os "estranhos" com um terráqueo



Então, pegam o disco voador disponível e, juntos com o mestre orientador, aterrissam na cidade de Santos, no litoral paulista. Por que será que escolheram essa cidade?
E, assim, passam a se relacionar com os "terráqueos", participando de seus dramas e se envolvendo com os problemas de cada um. Essa aproximação se dá graças ao trabalho de um famosíssimo escritor e estudioso de ufologia e seres extraterrestres chamado Plínio Pompeu, que era interpretado (lembram-se?) pelo grande PELÉ. Sim, ele mesmo!


ei-lo com as "estranhas"


Pelé entre Rosamaria e Regina


O Sr. Edson Arantes do Nascimento era contratato exclusivo da emissora. Comentou-se, na época, que ele havia gostado do trabalho e demonstrado intenção de seguir carreira artística após parar de jogar. Com certeza, não faltaram elogios para seu desempenho na novela(!)
Regina Duarte, Rosamaria Murtinho, Osmar Prado e Alexandre Araújo foram os estudantes alienígenas. Cláudio Correa e Castro, o mestre orientador. Que novela estranha, não?

Veja outros programas de TVO Homem Proibido/Demian   -   Patrulheiros Toddy   -   Corte Rayol Show   -   Sangue e Areia   -   Um Instante, Maestro   -   O Direito de Nascer   -   A Gata de Vison




3 comentários:

CAMARA, Carolina disse...

Olá! Minha mãe, há anos, pede para eu encontrar a música-tema dos personagens Melissa (Regina Duarte) e Daniel (Stênio Garcia), da novela "Os Estranhos", da TV Excelsior. Já procurei em todo o lugar e não descubro de jeito nenhum.
Você sabe?
Se sim, por favor, me diga. São anos tentando descobrir.
Fico no aguardo de sua resposta. Desde já agradeço.

Carolina
camaracarolina1985@yahoo.com.br

Emilio Pacheco disse...

Se bem lembro, "Irene" apareceu no transcurso da trama para trabalhar na residência de Horácio (Carlos Zara) e Valquíria (Márcia de Windsor). Mais adiante ela se revelou sobrinha da verdadeira "Dona Ofélia", já que a falsa foi quem apareceu todo o tempo com esse nome, vivida por Márcia Leal. A intenção de "Irene" era exatamente investigar o que estava acontecendo, pois no final fica-se sabendo que a verdadeira Ofélia foi assassinada e sua governanda Judite assumiu seu papel. O neto Daniel (Stênio Garcia) estava sendo drogado em segredo para não notar a diferença (mas mesmo assim ele notava). O objetivo era roubar uma esmeralda valiosíssima que lhe tinha sido deixado de herança por Ofélia. Essa foi a primeira novela a que assisti na minha vida e lembro de muita coisa.

Unknown disse...

Que achado!!! Eu tinha 9 anos à época e me encantei com essa novela... Também gostaria de saber da musica tema da Melissa...