sexta-feira, 30 de setembro de 2011

IMAGENS - Escola: Estojo ("meia-boca")

Latinhas, como essas aí em baixo, eram verdadeiros objetos de desejo da criançada (menos abonada) na escola primária (tempos do Grupo Escolar) dos anos 50/60.



 embalagem de lápis




Nelas guardavam-se pequenas tralhas como lápis, borracha, apontador (ou gilete), borracha, caneta de pena, etc). Em casa eram usadas para "armazenar" pequenos (e "valiosíssimos") badulaques em geral.



embalagem de navalha




estojo da máq. costura da mãe



Podiam ter as mais diversas origens (material de 1ºs socorros, navalha, acessórios, e até, seringa de injeção, por exemplo), mas conseguir uma latinha vazia dos lápis Johann Faber e Fritz Johansen era o máximo!



embalagem de lápis



O comércio recebia o material nesse timpo de embalagem. Então, era só pedir nos bazares e lojinhas e contar com o "espírito caridoso" do dono do estabelecimento. Como eram muito "requisitadas" e valorizadas  dificilmente acabariam no lixo, após esvaziadas (reciclagem naquele tempo?). Mas os adultos da família também eram "fornecedores" de latinha para os filhos.


para guarda de injeção





Mais escola:   Caixa Escolar   -   Maleta Escolar   -   Boletim   -   Caneta de pena   -   Tabuada  -   Maleta Escolar(II)   -   Lápis de cor   -   ALONGADOR de lápis   -  


Nenhum comentário: