domingo, 15 de janeiro de 2012

IMAGENS - Escola - Livro Escolar: "PROGRAMA DE ADMISSÃO"

Quatro grandes professores (verdadeiros "monstros sagrados" do livro didático nos anos 50/60) se reuniram para elaborar esta obra.
Era mais um livro destinado a preparar  a "aterrorizada" e "traumatizada" garotada daqueles tempos  para enfrentar o primeiro "vestibular" da vida (geralmente com 11 a 13 anos de idade!): o exame para ingressar no Ginásio (que não tinha vaga para todo mundo), que se chamava "Exame de Admissão".


 1967



A maior parte fazia o curso preparatório (chamado de "Curso de Admissão") concomitantemente ao último "ano" do Primário (o 4º).
Os alunos que não faziam isso (ou que tivessem levado "bomba" no exame prestado anteriormente) frequentariam  o cursinho durante todo o ano seguinte ao da formatura no Grupo Escolar (atrasando a "carreira" estudantil) para se submeter a nova seleção, que sempre ocorria no final de cada ano letivo).


1967



Este "Programa de Admissão" (com mais de 500 páginas) abrangia as matérias exigidas no exame: Português (Prof. Domingos Paschoal Cegalla), Geografia (Prof. Aroldo de Azevedo), História (Prof. Joaquim Silva) e Matemática (Prof. Osvaldo Sangiorgi).
Além das lições desses mestres, eram apresentados textos de importantes nome da nossa literatura.
Veja aqui e aqui mais matérias sobre esse "famigerado" evento da educação brasileira de algumas décadas atrás.
AQUI você encontra outra versão desta obra, de 1968.


Clique e veja também:  "Composição ou Descrição à vista de uma gravura"   -   Cartilha da Infância   - Monteiro Lobato na escola  





53 comentários:

jesusmudou disse...

parabéns pelo o conteúdo das disciplinas presente faço pedagogia,estou fascinada com seu blog. vou apresentar um trabalho em grupo,confesso que aprendi muito com a sua prática;o currículo formal tradicional,exigia do aluno responsabilidade e leitura. a tecnologia da educação tem seus benefícios , junto a pesquisa científica; bibliográfica e etc:mas isso não impedem que o aluno seja aplicado e culto.

"blcamargo" disse...

Muito obrigado pela visita e simpático comentário. Volte sempre. Grande abraço.

Fatima França disse...

Venho aqui com frequência. Gosto muito de tudo. Muito bom relembrar o nosso passado. Ver os livros que nos prepararam tão bem. O exame de admissão ao ginásio era um verdadeiro vestibular para o ensino médio. Quem passava realmente sabia!!!

"blcamargo" disse...

Muito obrigado Fátima. Continue visitando este nosso trabalho (cantinho de saudades). Abração.

Alzelia disse...

Parabéns, confesso que aprendi muito com a sua prática;o currículo formal tradicional,exigia do aluno responsabilidade e leitura. a tecnologia da educação tem seus benefícios , junto a pesquisa científica; bibliográfica e etc:mas isso não impedem que o aluno seja aplicado e culto.

"blcamargo" disse...

Valeu, Alzelia. Agradeço a visita e o abalizado comentário.Volte sempre.

janclerques marinho de melo disse...

Amigos,

Eu estou procurando um livro, onde estudei o primário/ginásio, eu tinha uns 10, 12 anos, onde a primeira lição texto tinha o título:

. ROBERTO

Vocês têm como indicar-me onde poderia encontrar esse livro?

janclerques@gmail.com

Anônimo disse...

Olá!
Alguém lembra o mês que era realizado o exame de Admissão ginasial?
Abraços,
José Rodrigues

Unknown disse...

Gostaria de comprar o livro pois fiz o exame de admissão ao ginásio anos dourados onde encontro para comprar

Unknown disse...

Eu tenho a oitava edição, de 1961.

Arnaldo disse...


Uma coisa é inegável, o nível dos alunos era muito melhor do que o de hoje, havia também um grande respeito pelos professores, nós íamos para a escola para aprender, não havia bagunça em sala de aula e os professores tinham orgulho em serem professores, bons tempos.

Professora Suzett disse...

Edna, esta edição era com a capa com o menino na carteira? Eu preciso desta edição
Suzett

zaza disse...

Gostaria de comprar essa edição da cartilha programa de admissão . Onde encontro?

Pro 2000 disse...

Apesar de ter sido aprovado no exame de admissão não fiz o ginásio porque onde eu morava não tinha colégio e eu não podia pagar a passagem para me locomover ate outro bairro, que por ser longe não tinha como ir a pé. Era uma época em que pobre não estudava só trabalhava, ai me tornei auto didata,hoje todos meus filhos estudaram e ainda estou com dois estudando em federal formando ano que vem.

Sombra disse...

Tenho a sétima edição capa de madeira 1960 quem tiver interesse entrar em contato, mauro.mauro.evangelista@hotmail.com

Anônimo disse...

Na década de 60 a criança entrava na escola com três anos e aos quatro já sabia ler, escrever e fazer s quatro operações matemáticas.Aos 14 muitos já chegavam à universidade.Quando chegou a vez de minha filha nos anos 90 as crianças iam para a escola com 7 anos e hoje meu neto com nove tem dificuldades em ler e fazer contas básicas.Os políticos destruíram a educação para criarem um país de bandidos, drogados e favelados.

Jose Roberto disse...

Que pagina fantástica, pena não ter guardado o meu livro de Admissão, estudei no João Kopke, ao lado da Estação Julio prestes, saía de jandira, para estudar na capital, saudades deste bom tempo !

Anônimo disse...

Estudei com o livro Admissão ao Ginásio abo 1967. Neste livro tinha duas Poesias: Cabiuna e o Covescote. Como posso comprá-los???

Unknown disse...

Sou professora do antigo ginásio saudades de admissão a no Brasil Suely morieri

Anônimo disse...

boa tarde ..sou proefssor aposnetad 70 an do RS,sou imigrante italiano,e quando chegamos ao sul estudei numa escola o livro era de admissao...ao ginasio.. e na 1 serie tinha um livro..oarece me que o titulo era..Queres ler? quem sabe onde posso encontrar estes livros antigos????me ajudem..muito grato meu email..bartivan2014@yahoo.com

Unknown disse...

Eu tenho um livro igual a este muito bom

Unknown disse...

Gostaria de comprar este livro. Muito importante pra mim.

Unknown disse...

Onde posso encontrar?

Sergio Carvalho disse...

Este livro tem para baixar em formato PDF no site da UFSC. É o Programa de Admissão, 19a. Edição, 1968. Dividido em 6 partes para download.
O endereço da página link é:
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135030
Acesse a página e clique nos links dos PDFs para fazer o download. Tem que baixar um por um.

Unknown disse...

Estaria interessado se não tiver vendido.

Unknown disse...

Tempo bom, de aprendizado real, fiz esse exame, estudava das três da manhã, até às seis horas, pois tinha que ir pro colégio as sete, tinha um primo que edtudava comigo e nos nós arguiamos, ficamos entre os dez melhores colocados da cidade de limoeiro do norte, meu pai nem precisou pagar preparatório prá nós, também não tinha condições, más conseguimos, eu e meu primo Miguel Pitombeira, quando se quer, arranja se um meio, quando não se quer, inventa se uma desculpa, Neném Pitombeira.

Elaine disse...

Estudei nele, hj em dia o ensino caiu tanto. Essa tal de aprovação automática acabando com a rede pública.

Roseno Ferreira Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Moto em Natal, gostaria de comprar se alguém tiver e quiser vender.

Roseno Ferreira Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roseno Ferreira Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Onde encontra este livro para comprar

Roseno Ferreira Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roseno Ferreira Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roseno Ferreira Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roseno Ferreira Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gostaria muito de reve um texto desse livro que descrevia um dia de mudança, onde descrevia os arranhões do assoalho

Unknown disse...

Chorei.

Roger disse...

Alguém tem esse livro? (Original como o mostrado nessa matéria)

Unknown disse...

Gostaria muito de rever textos deste poderoso livro, estudei e aprendir muito com ele, tenho saudades!!

Taiomara Borchardt disse...

Tenho interesse. Meu email é taiomaratba31@gmail.com

Anônimo disse...

Era em dezembro o mês das provas

Unknown disse...

Gostaria de adquirir

Anônimo disse...

Que saudade. Eu estudava no Colégio Olavo Bilac em Sertânia PE.
ÉPOCA MARAVILHOSA. O RESPEITO QUE TINHAMOS COM NOSSOS PAIS ERA LINDO E TAMBÉM COM NOSSOS PROFESSORES. PARABÉNS AO DONO DO SITE. HOJE O QUE VEJO E A FALTA DE RESPEITO COM OS PAIS,PROFESSORES NEM SE FALA. A VERDADE É.... AMOR NÃO EXISTE MAIS ENTRE SERES HUMANOS. FICO TRISTE PORQUE O MUNDO JÁ ERA,O MUNDO ESTÁ PODRE E TUDO CORROMPIDO E É DAI PRA PIOR INFELIZMENTE. DO MESMO JEITO QUE FUI CRIADA EU CRIEI MEUS FILHOS E SEMPRE DANDO CONCELHOS AOS MEUS NETOS. GRAÇAS AO MEU PAI YAHUAH.
Sinto muita saudade DESSA ÉPOCA. QUEM É DESSA ÉPOCA SABE O QUANTO FOI BOM E MARAVILHOSO.

Unknown disse...

Saudades! Gostaria de adquirir um, pois estudei na Escola Municipal Chico Santeiro em Natal. Sinto muita vontade de folhear as páginas do livro. Obrigada!

ENTRETENDO & SINFORMANDO disse...

Gostei muito da postagem sobre o Exame de admissão. Cheguei a fazê-lo, mas logo no ano seguinte, talvez, deixou de haver o exame. Era uma barreira para a entrada no ginásio, mas necessária. Poucos não conseguiam ultrapassá-la. Somente os que não se dedicavam ao estudo.

Anônimo disse...

Preciso comprar um livro deste . Procuro há mto tempo

Anônimo disse...

Gostaria muito de adquirir esse livro , onde posso comprar?

Anônimo disse...

Lembro desta época maravilhosa em que o estudo trazia conteúdo e os Professores eram muito respeitados o que não ocorre nestes últimos anos. Reparei que muitos comentários foram removidos. Provavelmente pessoas que não perceberam que os tempos pioraram ou tiveram traumas de uma época em que o respeito e a educação estava em primeiro lugar. Também tive meus traumas ma hoje analisando vejo que só me impulsionaram exatamente onde hoje estou. Uma pena que nem todos podem olhar o passado escolar com bons olhos. Mas …. Que foram anos dourados ahhhh isto foram.

Anônimo disse...

Exatamente isso , fui professora nesse período. Que saudade Hj tenho 82 anos moro em SP . Adorei a matéria.

Anônimo disse...

Por favor,pode me informar onde posso comprar o Livro Exame de admissão antigo ginásio?

Anônimo disse...

Dezembro

Anônimo disse...

Por favor gostaria de comprar o livro exame de admissão