quinta-feira, 15 de abril de 2010

FATOS - Protagonistas dos Anos Dourados

MARY QUANT. Estilista inglesa que, em 1963/1964, teve a idéia de "cortar" um pedaço da saia de uma manequim famosa, subindo a bainha de 20 a 30 cm acima do joelho. Ela não imaginava que, naquele momento,estava criando um símbolo da moda dos anos 60: a MINISSAIA (para alguns "mini-saia")!
A juventude da época (que fazia da rebeldia a sua bandeira) adotou a inovação de pronto, fazendo com que se espalhasse por todos os cantos. As mais conservadoras, que "torciam o nariz" para isso, foram aos poucos sendo seduzidas pela novidade.
Mary nasceu em Longres, em 1934. Não foi só a criadora da minissaia: nas suas lojas fazia sucesso com as roupas e acessórios que criava.
No Brasil, as cantoras Wanderleia, Martinha e Silvinha, dentre outras, foram as grandes disseminadoras da nova moda, pela popularidade alcançada no programa "Jovem Guarda". Lá elas quase sempre se apresentavam usando o "uniforme" minissaia e botas de cano alto.
Sua contribuição para o mundo da moda, fez com que Mary Quant fosse agraciada (1966) com a importante "Ordem do Império Britânico", pela rainha Elizabete.
A criação continua sendo peça importante do vestuário feminino. Quanto à criadora, pouco ou nada se ouve falar dela na atualidade.
Certamente ela protagonizou um dos grandes acontecimentos dos Anos Dourados, merecendo posição de destaque. Nas fotos abaixo,da época, Mary com sua obra ( a minissaia, é claro).





Nenhum comentário: