sexta-feira, 30 de abril de 2010

IMAGENS: Gibi: "Fantasma"

Gibi nacional. Outro herói dos anos 30 que encantava a criançada ( e os nem tanto) dos Anos Dourados. Sempre mascarado e de "uniforme" ninguém sabia quem era. Vivia nas florestas de Bengala (Índia) combatendo todo tipo de bandido. Mas, gostava mais de socar e prender piratas, pois seus ancestrais (nobres ingleses), pais do 1º Fantasma, haviam sido mortos por essa cambada quando viajavam de navio, 400 anos antes. No decorrer dos séculos cada Fantasma que morria era substituído por um descendente sem que ninguém, sequer, desconfiasse tratar-se de uma outra pessoa. Por isso os nativos julgavam-no imortal, chamando-o de "espírito que anda". A dinastia só era conhecida pelo amigo "GURAN", chefe da tribo de temidos pigmeus que conviviam com nosso herói. Sempre combatendo o mal, ainda achava disposição e tempo para namorar a bela Diana Palmer que residia nos Estados Unidos! O Fantasma não tinha super poderes, mas era forte prá valer: cada soco que dava era uma marca da caveira que ficava para sempre no queixo do malfeitor. Morava numa enorme caverna cheia de tesouro, que tinha o nome de "Caverna da Caveira" (onde havia um imponente trono que usava para descansar e receber os nativos amigos). Quando saía da floresta (para ver a namorada e outras atividades "urbanas") usava um disfarce: casacão que chegava aos pés (fechado até o pescoço e com a gola levantada), chapéu e óculos escuros. Esse era seu traje "social", fizesse sol ou chuva, calor ou frio! Seus outros companheiros de aventura: "Herói" (cavalo) e "Capeto" (lobo)





Gibi de 1957:





Gibi de 1960:




Outros heróis aqui, aqui, aqui e aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

parabens, saudade de um tempo que viviamos uma infancia sem violencia real. so nas revistas de quadrinhos. que não afetava nossos comportamentos.

"blcamargo" disse...

É isso aí! Os gibis não nos transformaram em "serial killers" e nem afastou-nos da leitura de bons livros.Grato pela visita e comentário.

Anônimo disse...

blcamargo, o blog ANOS DOURADOS e muito interessante estou gostando muito das imagens & fatos publicada.

"blcamargo" disse...

Agradeço a visita e o gentil comentário. Abração