quarta-feira, 30 de junho de 2010

FATOS - Programas de TV: "1º Festival da Música Popular Brasileira"

Com esse festival (1965), promovido pela extinta TV EXCELSIOR-SP, iniciou-se um novo ciclo na nossa música. Além do lançamento de novos nomes de compositores e intérpretes, ele levou ao aprimoramento da nossa televisão através de um filão antes inexplorado e que permaneceu em evidência por longos anos.
Os festivais foram responsáveis diretos pelo surgimento de uma excepcional fase na MPB.
Este , realizado no Guarujá-SP, apresentou como vencedores:
1º lugar: "Arrastão" (Edu Lobo e Vinícius de Moraes), com interpretação eletrizante de Elis Regina.
2º lugar: "Valsa do Amor Que Não Vem" (Baden Powell e Vinícius de Moraes), interpretado pela eterna Elizeth Cardoso.
A TV EXCELSIOR ficou no ar de 1960 até 1970. Pertencia à família Simonsen que também era dona da Panair do Brasil (saiba mais sobre ela aqui).
Nessa época ela disputava audiência com: TV TUPI, TV RECORD, TV CULTURA (não a atual) e TV PAULISTA (comprada mais tarde pela GLOBO, em seu início). Tinha emissoras em 8 estados brasileiros e o forte de sua programação era humorismo e música.
A semente plantada pela Excelsior vingou. Dois anos depois a TV RECORD assumiu a produção desses eventos musicais, que vieram a marcar definitivamente sua história.
Com trajetória cheia de altos e baixos, os festivais existiram até os anos 80 (TV GLOBO).
Graças ao "1° Festival da Música Popular Brasileira" Elis teve a consagração nacional merecida. A cena em que cantava "Arrastão", com seu gestual de braços, é antológica.


A "helicóptero" Elis Regina

Edu


Vinícius
Mais programas aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário: