terça-feira, 15 de junho de 2010

IMAGENS - Velharia: Catálogo "Hermes"

A comercialização de produtos à distância, por catálogos, era muito comum nos anos 50 e 60.
Isso era possível pelo serviço de Reembolso Postal dos Correios. Naquela época os Bancos não eram tão versáteis e populares como hoje. Uma parcela pequena da população tinha acesso a eles. Comprar por telefone, nem pensar. Então a interiorização das vendas encontravam nos catálogos seu método objetivo, seguro e de fácil operacionalização pelas pessoas.
Esses livretos eram distribuídos por todo o país (inclusive pequenas cidades). Escolhia-se o produto. Preenchia-se e postava-se o "pedido" nele encartado. Dias depois era só ir aos Correios, fazer o pagamento e retirar a compra.
Nos Estados Unidos esse tipo de comercialização era usado desde 1888 (com o famoso Catálogo "Sears"). No Brasil o início foi em 1942 com a Empresa "HERMES", que prossegue com esse sistema até os dias atuais, agora com representantes.
O Catálogo Hermes (pioneiro nesse tipo de venda) começou oferecendo relógios. Com o passar dos anos foi ampliando o leque de produtos. Com certeza a empresa nunca imaginou que a publicação de seus catálogo tivesse um efeito colateral importante: os alunos do ginásio usavam-no como material para os trabalhos escolares, recortando e colando em cartolina as pequenas fotos dos produtos oferecidos (que eram coisas do dia-a-dia, tais como: jóia, relógio, utilidade doméstica, roupa, calçado, brinquedo, etc) conforme o tema escolhido pelo professor.


Catálogo de 1966



Catálogo de 1961



11 comentários:

Rosa Maria disse...

Bah, havia esquecido disso...
Meu pai vendia "Hermes" e fui criada rodeada desses catálogos. Muito bom lembrar.
Um abraço pra ti!

"blcamargo" disse...

Valeu Rosa.Abração e obrigado pelo comentário.

Sergio disse...

interessante isso, eu sou representante Hermes sempre quis ver alguns catálogos antigos da hermes.
Tchau

"blcamargo" disse...

Legal, Sergio. Grato pela visita e comentário.
Abração

Anônimo disse...

Adorei ver um catalogo antigo da Hermes em seu blog. Meu avô foi o fundador da empresa. Temos muito orgulho pelos 70 anos da Hermes.

"blcamargo" disse...

Parabéns pelo que seu avô realizou! Deve se sentir orgulhoso, mesmo. Grato pela visita e comentário. Volte sempre.

Unknown disse...

Comprei muitos produtos Hermes, tenho ainda um faqueiro de boa qualidade. Gostei tanto que depois passei a revender os produtos. É uma pena a empres ter acabado.

Unknown disse...

Uma pena que a Hermes tenha fechado as portas, tenho um faqueiro hermes de boa qualidade, fui há anos atrás vendedora dos seus produtos.

Unknown disse...

Também fui vendora dos produtos Hermes , na década de 90, era maravilhoso ,bem que poderia voltar com tudo !

Anônimo disse...

Queria tanto envontrar um aparelho de ginástica feito de cordas e rondanas da Hermes

FISIO disse...

Produtos descartáveis e de péssima qualidade