quarta-feira, 30 de junho de 2010

IMAGENS - Velharia: Amido de Arroz "Brilhante"

Era um dos milhares de produtos fabricados pela histórica "IRFM" (Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo) nos anos 30 e seguintes.
Na época era muito comum engomar-se peças do vestuário. Isso consistia em passar uma espécie de goma (feita com amido) no tecido e esticá-lo com o ferro de passar roupa (veja aqui). Roupas com partes (vinco, colarinho, etc) engomadas eram consideradas de bom gosto e elegantes. Ficavam durinhas e não enrugavam (pelo menos até "passar o efeito"). Quando esse serviço não era feito em casa, levava-se a roupa à pessoas especializadas nisso (geralmente tintureiros e costureiras faziam esse trabalho). Todas as cidades tinham um profissional que desse conta do recado. Esse costume quase caiu em desuso (os tecidos de hoje são de melhor qualidade).
O conglomerado "Matarazzo" foi uma potência industrial com centenas de empresas. Teve seu auge nos anos 50. Atuava em metalurgia, química, têxtil, alimento, limpeza, embalagens, etc.
Após longo perído de agonia (desavenças familiares somadas à crises econômicas do país, aumento da concorrência, etc) o centenário império acabou desmoronando nas décadas de 80 e 90.







Nenhum comentário: