sexta-feira, 30 de setembro de 2011

IMAGENS - Anúncio: "LEONAM" (máquina de costura)

Durante muitos anos a máquina de costura LEONAM disputou a preferência das mães e avós nas décadas de 50 e 60 com as marcas VIGORELLI, SINGER e ELGIN.
 

 1958



Essas quatro empresas sempre tiveram seus nomes vinculados ao ato de costurar, embora também fabricassem produtos para outros fins.


1960



A máquina LEONAM era produzida pela empresa "MANOEL AMBRÓSIO FILHO S/A", estabelecida no bairro da Lapa, na cidade de São Paulo.


1964


Um doce para quem descobrir o que significava a palavra "Leonam", que dava nome ao produto. Uma pequena pista: tinha tudo a ver com o nome do empresário fundador e proprietário da firma (que aparece na denominação social da empresa). Se não conseguir "matar" essa, não se preocupe: é difícil mesmo! 

REVISTA "MANCHETE" (UMA DAS MAIS IMPORTANTES DA ÉPOCA) DE 28.06.1958


Veja mais esses anúncios: Ovomaltine   -    Sorteio de automóveis   -     Casa Garson   -   Edif. Copan

118 comentários:

Anônimo disse...

ehh o nome do dono da empresa de tras pra frente....

"blcamargo" disse...

Uau! Na mosca!
Grato pela visita. Volte sempre.
Abração.

Anônimo disse...

E O MEU NOME E O NOME DO MEU PAI DE TRAZ PARA FRENTE,

"blcamargo" disse...

Valeu, MANOEL. Grande abraço e obrigado pela visita e comentário.

joao josé disse...

trabalhei no escritorio de vendas dessa industria que éra na rua 25 de março. O dono era Manoel Ambrosio Filho. Tinhamos fundição do cabeçote e da estrutura da mesa de costura. A maioria das demais marcas existentes na epoca, excetuando a Elgin, Singer e outra que possa ter esquedido, se valia da produção da Leonam, colocando os adesivos com suas marcas ao produto. Me lembro que houve um lançamento, uma epoca, da maquina Leonam "baby", que costurava "trançado"(igual ao fechamento de sacos de cereais) e foi alegria da criançada, alcançando grande pico de vendas. Bons tempos que se foram

"blcamargo" disse...

Muito bom, João José. Agradeço muito a valiosa contribuição. Volte sempre. Grande abraço.

cristiane disse...

Adorei saber esta história,é da
infancia do meu marido,achei muito legal o comentário do sr José. Obrigado..

"blcamargo" disse...

Valeu, Cristiane. Grato pelo visita e comentário. Volte sempre. Abração

H.B.Martins disse...

Prezado Blogueira. Recordar é viver. Minha mãe HILDA BRITO MARTINS, uma das únicas mulheres no Brasil, que era Técncia de Maquinas de Costura, as consertava- vendia novas e usadas, foi uma grande comerciante das Maquinas Leonam. Fabricava o memso ainda, outras que só faziam costura reta, como Crosley, Olimnpia, Philips e a própria Leonam, que vinham nas cores preta e verde. Como er auma empresa familiar, me inseri desde muito novo no segmento, tendo aprendido esta profeissão, (tecnico de maquinas de costura e comeciante do ramo). Em priscas eras, (decada de 60) em uma loja no Centro de Porto Alegre, chegavamos a vender 30-40 unidades por dia. Ná decada de 70 até meados de 80 quando aind atuava no segmento, compravamos as maquians automaticas Leonam. As primeiras , ba cor verde e Beje. as seguintes, mais modernas, nas cores Azul metalica e e cinza metalico. Era inovadoras. seguindo a mesma linha das maquinas de costur automaticas (faziam zigzag, bordavam (c/discos matrizes, pregavam botões, caseavam, etc) da epoca Singer e Elgin. Os modelos fabricaods pela MAF, tinham produção nacional em São Paulo, como comentado no Blog desde a fundição do bloco (ferro fundido) até a tornearia das peças. O Sr Manoel Ambrósio, visitou nossa empresa na ainda quando no auge. Com o tempo o ramo, perdeu espaço para as confeções em massa, e as "costureiras" e "alfaiates' e confecções menores, nossos potenciais clientes, sumiram. Com a derrocada do ramo, migrei para o ramo imobiliário, advocacia, etc. Minha mãe, falecida em 2009 ao 89 anos, ainda continuou com sua pequena loja no bairro floresta em Porto Alegre, até Junho de 1998, quando um AVC, a tirou do compérioc defintivamente. Como técnico de maquinas de costura, tinha que desmepnahr memso, pois a propaganda do que estas faziam para os consumidores era muito grande. E equipamentos não funcionam direito se que opera não sabe usar. As Leonam "faziam de tudo" mas tinhamos que dar uma boa assistência técnica e garantia para efetiva e boas vendas, Minha mãe, criou seus filhos nesta labuta. Eu sobrevivi muitos anos também neste ramo. Mesmo que as maquinas de costura na epoca não fossem um grande avanço tecnológico, pois mantiveram e mantém, quase o mesmo principio de quando foram inventadas e industrializadas em séria, especialmente por Abrao Singer, a indistria MAF SA, por seu fundador Manoel Ambrósio, foi um guerreiro ecertamente um pioneiro, assim como Amaral Gurgel com a industria automotiva. Mas no Brasil é mais fácil copiar do que criar Hoje em dia muito mais ainda, com a globalização, ond eos importados imperam. Grato pelo espaço. H.B.Martins (advg)

"blcamargo" disse...

Grato, H.B., pela visita e belo depoimento. Volte sempre. Abração

Anônimo disse...

eu tenho essa máquina em casa , e funciona maravilhosamente bem , com gabinete original ,igual do anúncio .

"blcamargo" disse...

Cuide bem dessa preciosidade. Grato pela visita e comentário. Volte sempre.

Anônimo disse...

Parabens pelo blog. Sou Bisneto do Manoel Ambrosio e tive a oportunidade de conviver com ele durante muitos anos. Sempre foi muito generoso e humano. Abs a todos.
Eduardo Campos

"blcamargo" disse...

Valeu, Eduardo Campos, por contar-nos sobre seu bisavô! Volte semspre.

Eliana disse...

acabo de compra uma dessas máquina bem antigas, amei.

Anônimo disse...

Boa Tarde.
Meu pai trabalhou nessa empresa a muito tempo atras, ele esta tentando se aposentar e nao encontra seus registros, algum de voces que trabalhou lá sabe onde podemos encontrar a documentação dessa empresa? Registro de funcionarios? Se puder me ajudar agradeço.

Meu email é camilafelixsantos@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá,eu quero deixar meu comentario,eu ja possui uma maquina dessas ,o nome dela de traz pra frente é MANOEL.

OBRIGADA.

Unknown disse...

Lembro-me muito bem do 17 da março de 1970, quando fui contratado pela empresa, indo trabalhar no setor de marcenaria da fabrica no qual fazia as gavetas da maquina, a fabrica era na Rua Faustolo 1745 na Lapa

Anônimo disse...

Boa Tarde

Meu tio, trabalhou nesta empresa e esta precisando localizar o responsável pela documentação dos funcionários para poder requerer sua aposentadoria, se alguém puder nos ajudar meu Email é: luiz_antoniovieira@yahoo.com.br
Desde já
Agradeço

Unknown disse...

trabalhei nesta empresa no ano de 1970, estou precisando de documentação para aposentadoria, quem puder me ajudar eu agradeço. ademir@ddk.com.br

Unknown disse...

eu tenha uma 1950

Unknown disse...

Eu também trabalhei na LEONAM de 1.975 a 1.976, comecei na Leopoldina e depois fui para a Rua Faustolo. Trabalhei na secção de Bobinas.


Lorival Lopes

Jandira - SP.

Anônimo disse...

Meus pais trabalharam nessa empresa de 1962 á 1970. Se conheceram lá e são casados há 45 anos. Gostavam muito dessa empresa.

Ana Paula

Wellington disse...

Olá, tenho uma máquina Princeza. Acredito que tb tenha sido fabricada pela MANOEL AMBRÓSIO FILHO S/A. Alguém sabe como sabe a idade dessa máquina? Estou tentando conseguir o pé da máquina. Alguem sabe onde posso conseguir?

Obrigado

Unknown disse...

Sinto saudades tb desta época o Sr. Manoel Ambrósio Filho casado com Irma Romsgnoli irma de minha nona Ignes Romagnoli Napoleone,era tio do meu pai Flávio Napoleone a empresa dele era na Rua Faustulo bem próxima da casa da minha tia Suzana também sobrinho do Sr.Ambrósio era como o chamavam tio Ambrósio, sempre ouvimos falar muito neste tio até que por alguns meses trabalhei com ele no escritorio, já não fabricava mais a máquina toda se não me engano eram só peças de máquinas, ele já e falecido.

Unknown disse...

Seria possível vcs tentarem entrar em contato com o Eduardo Campos ele e parente distante de meu pai Flávio Napoleone

Marcia Pagliuso disse...

minha mae tinha uma dessas maquinas e eu herdei a e nos ficavamos brincando embaixo dela e dizendo .. quem e o dono das maquinas Leonam? diziamos o Manoel ... e nao e q era verdade estou amazed <3

Unknown disse...

Isabel, boa noite!

Você saberia me informar com quem ficou os livros de registros de empregados, ou seja, os documentos da companhia? Eu preciso de um documento para provar ao INSS que trabalhei na LEONAM e não estou conseguindo me aposentar.

Meu e-mail é lorivalgerencia@uol.com.br.

Grato.

Lorival Lopes

Marcia Coelho disse...

Olá,hj consegui minha primeira máquina de costura. Uma antiga Leonam e fiquei surpresa com todas as funções, mas não tenho os discos de bordados....o Sr teria ideia de como eu consigo em Porto Alegre ? Estou indo dia 07/06....agradeco

Anônimo disse...

Minha mãe tem uma tem uma máquina LEONAM.Não sei ha quantos anos está na família, pois lembro dessa máquina desde criancinha. Mina mãe descansou ano passado e a máquina continua na família.

Anônimo disse...

Meu pai Thomaz Golizia, já falecido, foi diretor dessa empresa, a irmã dele, minha Tia Eleonor (Nora) e o irmão, meu Tio José, também trabalharam lá. O Sr. Ambrósio era próximo da família. Realmente anos dourados e inesquecíveis.

João Carlos

Orlando Rangel disse...

O meu pai, falecido em 2012, era alfaiate e revendia maquinas de costura, foi um dos muitos clientes da Manoel Ambrosio Filho. Ele começou o contato com a empresa em 1951 adquirindo as maquinas de costuras Necchi, importadas da Italia, a primeira que vi fazendo costura zig-zag. Até há pouco tempo ainda vi uma dessas maquinas em uso. Depois a MAF começou a fabricar as máquinas Leonam, meu pai adquiriu várias para atender encomendas dos seus clientes...

Iana Costta disse...

Gostaria de saber o ano da minha pelo numeração que vem nela.
Como faço?

Iana Costta disse...

Queria descobrir o ano de fabricacao da minha.
A numeração dela é
925555
Por favor me ajudem.
Era da minha bisavó.
Agradeço de coração quem puder me ajudar.
Obrigada (o)

Iana Costta disse...

Eu tenho uma mas não consigo descobrir o ano de fabricação dela.
O número de série é: 925555
Poderia me ajudar por favor a encontrar o ano dela.
Serei muito grata.

Iana Costta disse...

O número de série é
925555

paulo fernando schifelbein disse...

É possível no mercado livre !!!

Unknown disse...

Trabalhei na Manoel Ambrósio na fábrica da fundição das peças, no bairro Leopoldina, eu era de menor, tinha 14 anos,era o ano de 1970.

Antonia disse...

Lindo o depoimento de todos, adquirir uma máquina dessa e estou satisfeita em conhecer sua história e qualidade...

Unknown disse...

Minha avó deixou uma Olympia de luxo para mim. Gostaria de saber o ano de fabricação o número de serie é 827319

Valdecir Giotto disse...

Bom dia. Nós temos um Museu de Máquinas de Costura localizado na cidade de Concórdia-SC e possuímos em nosso acervo 62 exemplares de máquinas de costura da marca LEONAM. Muito interessante os diversos comentários deste blog.
Estamos em busca de mais informações sobre esta marca de máquina de costura.
Quem possuir pode entrar em contato através do nosso site www.angelospricigo.com.br.]
Hoje nosso acervo é composto por mais de 1.700 máquinas de costura com mais de 180 marcas.

Anônimo disse...

Também trabalhei no escritório da rua Faustolo,1342. No ano de 1970.

Unknown disse...

Oi boa tarde olha o que achei nos pertences de meu sogro um certificado garantia de vida da máquina leonam.

azuosyra disse...

TENHO MAIOR ORGULHO DE TER TRABALHADO NA FÁBRICA NO BAIRRO DA LAPA SÃO PAULO NO SETOR DE PINTURA. MEU NOME É ARYSOUZA E COPIANDO A IDEIA MEU NOME ARTÍSTICO É * A Z U O S Y R A * @gmail.com

azuosyra disse...

NA POSTAGEM ANTERIOR / COMENTEI QUE TRABALHEI NA FÁBRICA NO BAIRRO DA LAPA . VOU FAZER UMA CORREÇÃO : O BAIRRO É >> L E O P O L D I N A < >> PROCUREI POR MUITO TEMPO / UMA MÁQUINA *LEONAM* PARA TER COMO BOAS LEMBRANÇAS DE MINHA JUVENTUDE & RELÍQUIA / CONSEGUI UMA VERDE LINDA BEM CONSERVADA EXTERNAMENTE
PORÉM INTERNAMENTE A MECÂNICA ESTAVA PRECISANDO DE UMA REVISÃO / ENCONTREI UMA OFICINA DEIXEI PARA A REVISÃO / O TÉCNICO PEDIU QUE EU VOLTASSE PARA RETIRAR 15 DIAS DEPOIS / QUANDO DEU O PRAZO FUI PROCURAR / MAS INFELIZMENTE A OFICINA JÁ NÃO EXISTIA MAIS / ( AZUOSYRA ) > http://patrulheiroartes.blogspot.com

Milto, caxias disse...

Então você conseguiu recuperar a máquina, e como está...abraço

Unknown disse...

boa noite o senhor conseguio o documentos descupa a curiosidade na verdade tambem estou precisando para minha mae provar ao inss caso o senhor tenha conseguido e possa me ajudar a obter pode me mandar um email
marigoes23@gmail.com

Unknown disse...

boa noite

Unknown disse...

boa noite minha mae trabalhou na empresa na lapa e hoje para ela se aposentar nao consta por ser antingo no caged existe algum orgao responsavel ainda pela empresa
att. Mari Goes

Unknown disse...

@joao jose

Meu marido trabalhou nessa empresa, vc sabe como podemos encontrar para pegar comprovante de tempo de cada para fins de apisentadiria?

Unknown disse...

Eu tem uma n consegui acha o ano número e G4573161. ???

Unknown disse...

Eu ainda tenho pé da máquina leonam

Unknown disse...

Mu tio tambem esta a procura de comprovantes para aposentadoria alguem pode ajudar

Fátima Ribeiro disse...

Também gostaria de saber a idade da máquina.Tambem tenho uma Princeza que foi e herança.

Elder Sandim disse...

Boa noite! Alguém saberia mencionar quando a MAF fechou a fábrica de máquinas de costura? Se decretou falência ou mudou de ramo, em qual ano exatamente. Por ter sido uma marca forte e por ter produzido agulhas e bobinas. Não era para ter fechado, afinal agulhas e bobinas ainda são material de consumo nos dias atuais. As máquinas industriais usam bobinas e caixas de bobinas de metal. Sempre pensei que a marca tivesse sido comprada pela Singer ou Elgin para assim absorver um possível concorrente. Porque parece que foi uma marca mais forte do que a Vigorelli. E no mercado de máquinas usadas se encontra mais Singer, Elgin e Vigorelli de ferro fundido e aço nas partes mecânicas. Sou fã de máquinas de ferro e aço. E vejo ainda vantagens no uso destas por terem sido produzidas para durar mais de 50 anos.

Débora de Moraes disse...

Tenho uma maquina PRINCEZA nao encontrei o ano da fabricação mas creio q e essa leonam 1958 e igual.mas nao consigo acertar o ponto acho q coloquei a linha errada. S alguem ouder m ajudar agradeço

Elder Sandim disse...

Débora de Moraes, a passagem de linha desta máquina segue o padrão da Elgin Ultramatic, é só assistir algum vídeo do youtube que tem costureiras ensinando a passar linha. A Leonam Princeza tem design italiano semelhante a Vigorelli Aerodinâmica(na passagem de linha) e semelhante a Elgin Ultramatic(na passagem de linha). Precisa também regular o pressão correta no Tensor de linha e na caixa de bobina para que o ponto não fique floxo e deixe feia a costura. Nem muito apertado e nem muito bamba a pressão do tensor na linha.

Tadeu disse...

Olá boa tarde a todos!
Trabalhei nove meses na fabrica dessas máquinas, empresa do Sr Manoel Ambrósio, foi o meu primeiro emprego. Trabalhei em 1970. A fabrica ficava na Lapa.

Lu Rezende disse...

Boa noite, tenho uma máquina desta e muito antiga, tá preta clássica, não consigo regular mais o ponto dela, está falhando o ponto, não fica a costura, mais eu a amo, gostaria de saber se pode me mandar o manual dela, pode ser por PDF em e-mail mesmo, desde já eu agradeço

Lu Rezende disse...

Olá, boa noite.
Tenho uma máquina dessa preta clássica e não está fixando o ponto ela falha, amo minha máquina acho a costura linda, teria como me mandar o manual, pode ser em PDF mesmo, por e-mail, desde já agradeço.

Elder Sandim disse...

Lu Rezende, veja os ajustes no tensor de linha e na caixa de bobina. Todas as máquinas de costura reta ou zig zag antigas e atuais precisam ter ajustado Caixa de Bobina e Tensor de linha. Veja este vídeo da AMORIMAQ, ele tem dicas de regulagem para máquinas de costura:
https://www.youtube.com/watch?v=FEZEyAsHkok

Unknown disse...

Minha mãe faleceu e deixou uma maquina dessas pretinhas, com isso reformei e pintei ela toda deixando perfeita, minha curiosidade é saber de qual fabricante ela é, o nome dela é " HÕSEI ", e também estou querendo encontrar os adesivos dela, se alguém puder me dar alguma informação eu agradeço ? oljunior17@hotmail.com

Unknown disse...

Estou com uma reliquia dessas comigo

Anônimo disse...

Para quem não sabe tem um time de futebol em Piracicaba com o nome MAF em homenagem ao dono dessa empresa. Ele deu o uniforme para o time começar a funcionar

isa disse...

POR FAVOR,ALGUÉM PODE ME FALAR ONDE ESTÃO OS ATUAIS PROPRIETÁRIOS;DA ANTIGA LEONAM.TRABALHEI NO ANO DE 1966,NA lAPA.PRECISO DO TEMPO EM CARTEIRA PARA O INSS.JA PAGUEI PARA A JUNTA COMERCIAL PROCURAR E COMO RESPOSTA TIVE:ENDERECO DESCONHECIDO.SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO.OBRIGADA.
MEU EMAIL MARIAMARISA612@GMAIL.COM

Unknown disse...

Tenho uma máquina Leonam costura perfeitamente ela é verde gostaria de saber de que ano ela é e tem uma numeração 1074573

Maria Nilda disse...

A sua maquina deve ser de 1955 geralmente o ano fica gravado no numero de série.

Celso disse...

Minha mãe tem uma máquina de costura Olímpia a pedal, fez muito bordado. estava a um tempo parada pois não funcionava. Limpei e lubrifiquei, com óleo de máquina, ficou muito boa, pena que tem pontos que está soltando a tinta, mas sem ferrugem, ponto bem firme. Estou pensando em colocar motor elétrico.

Anônimo disse...

MANOEL AMBROZIO FILHO trabalhei nesta empresa em minha adolescência Vila Leopoldina SP capital

Unknown disse...

foi meu primeiro emprego foi em 1967 foi o início de tudo

FONTANA IIIº disse...

BOM DIA
AQUI FONTANA O COLECIONADOR E SAUDOSISTA..
COMO ESTAO???
PARABENS PELA POSTAGEM SAUDOSA, COISAS QUE O TEMPO NAO APAGA...

TENHO E FAÇO DECALQUES ORIGINAIS PARA ESTA E QUALQUER OUTRAS MAQUINAS, OK
FORTE ABRAÇO AQUI DO SUL
SDS
FONTANA

PODEM PEGAR PELO MERCADO LIVRE OU DIRETAMENTE, OK
ML:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1526161704-decalque-singer-para-restauraco-singer-pfaff-etc-outras-_JM

DIRETO:
seriadosantigos@gmail.com

55 99722 8870

Unknown disse...

tenho pe da leonan presiso daquela barrinha de ferrol pega a rida e o pedal a barra e de parafuso sai a cabecinha dun lado a minha esplanou vcs sabe onde enconteo essa peca

Unknown disse...

presiso da barra de ferro k pega a roda e o pedal pra pedalar a ninha esplanou

Unknown disse...

Trabalhei nela e não era na vila Leopoldina e sim na Lapa rua Faustolo entravamos pela rua Roma 1969

Anônimo disse...

Trabalhei nela em 1969 e era no bairro da Lapa R Faustolo entrada de funcionarios pela R Rom

Unknown disse...

Ganhei uma leonam da minha mãe que foi da minha vó mas não sei como passar a linha nela vc pode me ajudar

Unknown disse...

Boa tarde,
Meu pai está a procura de documentos para comprovação de tempo de carteira , para aposentadoria. Por gentileza alguém pode me ajudar.
Grata Erika
EMAIL = erikanigris@gmail.com

Unknown disse...

Justamente!
Meu nome é Gildasio Alves,
Eu também trabalhei na Leonan em 1975,na época estava eu com 16 anos.
E entrávamos pela Rua Roma.

Unknown disse...

Tenho uma duvida . Comprei um torninho mecanico e nele veio o nome do manoel Ambrósio filho (MAF) na plaqueta de dizia importador e exportador de maquinas em geral na plaqueta tbm diz o endereço que fica 25 de março 270- 280 alguem saberia alguma coisa sobre tornos mecanicos fabricados ou importados por manoel Ambrósio filho MAF desde ja agradeço.

Unknown disse...

Fiquei surpresa em saber que herdei uma máquina Leonan da mha falecida mãe, e saber que a máquina que hje faço bonecas de pano costurando nela, é uma das "primeiras máquinas" ela é verde e bege, não vi nenhuma foto dela, mas estou feliz por saber da história e tenho orgulho de ter uma máquina que está atravessando gerações e costurando ainda !! Coloquei motor nela,uma base tipo estojo, e eu amo a máquina que era de mha mãe, a qual fez o meu enxoval quando ela estava grávida, hje tenho 60 anos, e saber que essa máquina tem uns 70 anos eu acho, mas estou agradecida, e essa máquina ficará de lembrança por muitas gerações ainda !! Gratidão 👏👏

Unknown disse...

Provavelmente é uma das primeiras máquinas, verde/bege, tenho uma tbm, que costura muito bem, coloquei motor, ótima, ela deve ser de 1953/1954

Unknown disse...

Boa noite!
Sou artesã e costuro bonecas de pano (Tildas)!
Estava a procura de uma máquina antiga e a base para decoração! Encontrei os dois na OLX, de vendedores separados! A minha é preta com dourado, muito linda, estou apaixonada! Gostaria de saber o ano também!
Adoraria que me seguissem no meu Instagram @mundofloridotildas
Silvia
Obrigada!

Ju disse...

Eu tenho uma Leonan de Luxe, infelizmente funciona apenas por 30 minutos antes de desregular e parar de laçar a linha ou quebrar a agulha... a manuteção somente 1 pessoa na cidade faz, e ter que pagar R$50,00 toda vez que ela pararr de trabalhar irei a falência...

Unknown disse...

Tenho uma máquina dessa e gostaria de vender se alguém se interessar me liga 329844772068 super automática irma

Unknown disse...

Tambem estou procuranndo documentos para aposentadoria. Por favor quem souber me envie pelo

Unknown disse...

Meu email: jlimarosa@hotmail.com

Unknown disse...

Trabalhei nessa empresa em 1973,foi meu primeiro emprego,trabalhei no bairro da Lapa,eu tinha apenas 14 anos .

Unknown disse...

No comentário anterior em disse que trabalhei nessa empresa em 1973,porém não deu o meu nome,Dirceu Moreira ok

Unknown disse...

Tenho uma máquina de costura com várias incrições "Maff" e na parte superior a inscrição "Fábrica de Máquinas de Costura MAFF do Brasil". Número de série 1730. Será que pertence a MAF?

Arnaldo Arantes disse...

Tive a honra de trabalhar na Leonam em 1965 por três meses. Me lembro do refeitório onde havia um banho maria para esquentar as marmitas que eram colocadas assim que chegavamos de manhã. Quantas vezes ia almoçar a marmita estava cheia de água, kkkk. Trabalhava numa fresadora e fui desligado porque distraidamente "matei" uma carcaça. Não tinha perdão!

DIDIU disse...

Estamos em Março de 2021
Olá pessoal por curiosidade estava vendo as postagens porque ganhei uma máquina dessa "PRETA" que pertencia a avó de minha esposa que faleceu a 1ano e achei interessante pois estamos em 2021e ganhei esse exemplar com tudo original Parabéns a todos vcs 👏🏼👏🏼

DIDIU disse...

Estamos em 03/2021 e recentemente ganhei uma Leonam preta original com móvel tudo e achei interessante

Unknown disse...

Boa tarde,meu pai trabalhou com o senhor manoel e ele vinha em casa atraz do meu pai quando ele faltava no serviço quê era na lapa,vocêis sabem me dizer se ela existe e se tem algum telefone quê eu possa entrar em contato com a familia do seu Ambrosio, meu wast é 982218410,obrigado.

Unknown disse...

Na Base de ferro tem um número 27.alguém sabe informar o que significa esse número? É da Máquina de Costura LEONAM

Anônimo disse...

Trabalhei na Leonam em 1970, e era uma época muito feliz. Para ir no banheiro tinha que pegar uma enorme chave de madeira..eheheh. Me chamou a atenção o comentário do Sr. Arnaldo Arantes sobre o refeitório, várias vezes cheguei para almoçar e a marmita estava cheia de água mesmo..rsrsrs
Mas foi um tempo bom..

katiabr disse...

Meu pai cantava uma musiquinha, o jingle da máquina Leonam. Vcs não têm esse jingle???
Gostaria muito de mostrar para meus filhos...
Grata pela atenção!!!

Rosi Doce e Arte disse...

Tenho um máquina milano que vem uma placa Manoel Ambrósio Filho.

Unknown disse...

Trabalhei nessa imprensa 1973 tinha tinha 15 anos,era na lapa

Unknown disse...

Alguém pode me dizer se essa impresa Ainda ex-sister

Unknown disse...

Eu trabalhei em 69, atrasava o pagamento, já estava em decadência rumo a falência o escritório era pela rua Faustolo e a entrada de funcionários era pela rua Roma, me lembro qdo morreu Pres. Castelo Branco eu trabalhava lá e fomos todos dispensado em virtude disso, foi a tanto tempo!!!

Unknown disse...

Não, fechou faz muito tempo, falou!!!!

Unknown disse...

Oi trabalhei na lapa em 1964 e tenho registro em minha carteira guardado até hoje contato 11 96024-5082

Unknown disse...

Eu também trabalhei lá em 1964 tinha 14 anos como era de menor só recebia meio salário mínimo

Anônimo disse...

Eu também trabalhei lá em 1964 tinha 14 anos como era de menor só recebia meio salário mínimo

Unknown disse...

Oi eu também trabalhei lá por 6 meses tinha 14 anos

Unknown disse...

Eu ia trabalhar de bicicleta e deixava encostada lá fora na rua roma quando eu ia embora tinha que esperar para pegar a minha de tanta bicicleta que tinha
Se fosse hoje não encontraria mas nem uma

Milto, caxias disse...

Sim bons tempos .da até uma saudade.

rds disse...

Tenho uma máquina destas....se alguém interessar?

Unknown disse...

Tenho uma máquina leonam super altomatica mais cuidada que a que está no museu com a caixa de madeira original em perfeito estado gostaria de saber se vale muito

Anônimo disse...

Eu trabalhei no ano de 73 dei entrada na aposentadoria e ela não costa no resistro do INSS estou com dificuldade para nessa parte ..Alguém pode me dizer se ai existe

Anônimo disse...

Aconteceu o mesmo comigo não consegui me aposentar por causa,do registro que não tinha,deram um golpe na gente e não tem como solucionar

Anônimo disse...

A fábrica deu um golpe nos funcionários, ninguém concedeu se aposentar por falta de registro,eu fui um deles, sacanagem da feia!

Anônimo disse...

Oi Isa, toda documentação está dando como desconhecido acho que foi um golpe que deram a todos os funcionários, eu também não consegui

Luiz Embrizi disse...

Eu também

Anônimo disse...

Meu Pai JONES FERNANDES DOS SANTOS ERA O GERENTE DA FABRICA DA VILA LEOPOLDINA E LAPA RUA FAUSTOLO,ERA MUITO AMIGO DO SR.AMBROSIO

Anônimo disse...

Quem lembra do meu Pai.Sr.Jones Fernandes dos Santos

Anônimo disse...

Meu Pai falecido se chama JONES FERNANDES DOS SANTOS,foi gerente da Fábrica na Vila Leopoldina e Lapa Rua Fautolo

Anônimo disse...

Eu trabalhei na Manoel Ambrósio filho de 12de novembro de 1970 até junho de 2973 meu nome é Daniel apelido na fundição era Pernalonga aposentei mas não consegui ném uma documentação pra aposentadoria