sábado, 15 de outubro de 2011

IMAGENS - Carro: "JEEP" (Willys Overland)

Há muito tempo (hoje meio "fora de moda") era comum o uso da expressão (elogiosa) "velho de guerra" no sentido (dentre outros) de indicar uma coisa (ou pessoa) antiga e merecedora de apreço pelo seu passado.

 
 1953



Nada mais apropriado para designar o nosso carro desta edição: o JEEP, fabricado pela histórica "WILLYS OVERLAND" como veículo militar para "servir" nos terrenos acidentados das batalhas da Segunda Guerra Mundial e que entrou na "vida civil" de diversos países mesmo antes dela ter teminado.


1956



Chegava ao Brasil através de importação (em 1948 já existia distribuidor exclusivo na cidade de São Paulo). Depois passou a ser fabricado em São Bernardo do Campo (em 1954).
O apelo era simples e direto: só um robusto 4 x 4 como o Jeep (ou "JIPE" para nós) podia enfrentar as estradas de terra deste vasto Brasil (não se pode esquecer que ainda era um país rural na época).



1958



1959



Foi um veículo "valente" e "pau pra toda obra" que teve diversas versões até o início dos anos 80, quando a FORD (que havia comprado a WILLYS) parou sua produção.


Mais carrosCaminhonete Studebaker   -   Utilitários dos anos 50   -   Kombi   -   Simca Chambord

Nenhum comentário: