sábado, 15 de outubro de 2011

IMAGENS - Velharia: FILME FOTOGRÁFICO

Mais um produto que o avanço tecnológico transformou (ou quase) em peça de museu para muita gente: o filme de máquina fotográfica.




Comprar um filme e colocá-lo (com todo cuidado) na câmera já é coisa do passado (e não só para os amadores).






Uma das preocupações de antes do passeio era se "suprir" desse material. Precisava comprar  filme que existia em diversos formatos como 110, 126 (para máquinas mais simplórias), 135, etc. Dilemas as serem resolvidos a cada compra (dependendo da "disponibilidade" do bolso): em preto e branco ou colorido ( já nos anos 60 e bem mais caro) e a quantidade de  "poses" (12, 24 e 36). Duas fabricantes se destacavam: a KODAK  (campeã absoluta) e a FUJI.



Este foi o primeiro filme colorido (fabricado dos anos 30 até  2009)


Máquina fotográfica nos anos 50 era para poucos. Tirar fotos, só com o fotógrafo (grandes ocasiões  ou "3x4" para documentos). Na década seguinte, muito devagar, elas  foram se popularizando, graças ao surgimento de produtos  fabricados no Brasil e, por isso, com preços mais acessíveis (veja um deles aqui).
Com a chegada das câmeras digitais os filmes fotográficos de rolo foram para o espaço e acabou  a "economia" de poses ( não gostou? apaga e tira outra!).






Mais velharias:   Cosméticos   -   Basílica de Aparecida em construção   -   Sabonete Eucalol    

Nenhum comentário: