domingo, 30 de outubro de 2011

IMAGENS - Cartaz: "TEOREMA" (de Pier Paolo Pasolini)

Filme italiano que causou grande celeuma quando de seu lançamento, em 1968 (chegou por estas bandas no ano seguinte). Foi proibido em diversos países.
Seu diretor, Pier Paolo Pasolini, nunca foi uma unanimidade: para uns seus filmes são meras exibições de temas controvertidos e pornografia. Já para outros, verdadeiras obras de arte que devem ser cultuadas.


 1968



"Teorema" conta a história da degradação e desagregação de uma rica família a partir da chegada de um jovem carismático e misterioso (que nem o nome tem).
Com o passar dos dias, todos daquela casa acabam sendo seduzidos (sim, naquele sentido mesmo!) por esse hóspede desconhecido: a empregada, a mãe, o filho, a filha e (caramba!) o pai.


 1968



E assim as coisas vão acontecendo, até que num belo dia ele vai embora (tão abruptamente como havia chegado). Essa partida acaba trazendo desastrosas consequências para cada um deles, tomados por terrível vazio existencial que marca fortemente suas vidas para sempre.


1969



Silvana Mangano (falecida), grande nome do cinema italiano, interpreta a mãe. O ator inglês Terence Stamp faz o papel do "anjo sedutor" (como consideram alguns críticos de cinema). Clique na telinha abaixo para vê-los em cena do filme. Pasolini faleceu, de forma trágica, em 1975.







Veja também:   Seriados  "O Fantasma Voador" e "Os Perigos de Nyoka"   -   Mary Poppins   -   A Árvore da Vida   -   Faroeste Italiano   -   Desenhos das matinês   -   A História de Elza   -   Seriado do Batman





Nenhum comentário: