quinta-feira, 15 de abril de 2010

IMAGENS - Escola: Maleta Escolar

De madeira. Usada nos anos 50 , principalmente em cidades do interior e zona rural, por alunos do antigo "Grupo Escolar" (no chamado curso primário). Seu sucesso vinha do preço mais barato que a maleta de outro material (couro). Durava uma "eternidade". A tampa era nada mais, nada menos que tiras de madeira (tabuinhas) coladas em tecido (dá para ver na foto) que a tornava maleável. Para abrir e fechar era só soltar ou enganchar o fecho.
No espaço livre da frente da maleta vinha colado o desenho de um losango com as cores verde e amarelo. Com isso ela ficava mais bonita (mas logo o papel se soltava, devido ao "intenso" uso).
Todo o material cabia na maleta, pois não eram tantos: caderno,cartilha/livro,caixa de lápis de cor, régua, pequeno e simples estojo e mais algumas coisinhas. Geralmente tinha uma alça, pois levar debaixo do braço era incômodo(pela sua largura) e não havia pegador (por causa da tampa).
Hoje, nosso olhar para o passado traz à baila o que, felizmente, não éramos capazes de discernir: a "hierarquia sócio-econômica" da família de cada uma das crianças através do material da escola. Viam-se alguns poucos alunos com maleta de couro (surradas, pois muitas das vezes "herdadas" dos pais), outros, em maior número, com esta maleta de madeira e, ainda, outros (que não podiam comprar nenhuma das duas) com sacola rústica de pano grosso, com alça, que as mães faziam (o embornal). Só que a criançada não estava nem aí para isso. Nota: A foto abaixo foi gentilmente cedida pelo Museu da Cidade de Salto, pelo que agradecemos ao Sr. Elton. Visite o site do museu aqui.



3 comentários:

Heloisa disse...

Estou encantada com o blog.
É verdade...a criançada não estava mesmo nem aí para as diferenças.
A pobreza naquela época me parecia mais digna.
Abs e obrigada.

"blcamargo" disse...

Muito obrigado, Heloisa, pela visita e comentário carinhoso. Volte sempre. Um abração.

Gutyerrez Oliveira Monteiro disse...

Blogger maravilhoso,trazendo lembranças lindas..