terça-feira, 30 de julho de 2013

FATOS - Notícias da Época (de 05.11.1959): "AUTORIZADA ABERTURA DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA PARA CONSTRUÇÃO DE TÚNEL SUBMARINO"



"AS CIDADES DO RIO DE JANEIRO E NITERÓI SERÃO LIGADAS POR TÚNEL SUBMARINO"



"ONTEM foi publicado no Diário Oficial o Decreto nº 47.168, assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek, que autoriza a abertura de concorrência pública para construção e exploração de TÚNEL RODOVIÁRIO SUBMARINO entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói.
Esse empreendimento deverá seguir os projetos e demais estudos técnicos realizados em 1952 pela empresa francesa "Etudes et Entreprises".






O túnel terá 6.105m de extensão e será composto por dois tubos paralelos de 4,95m de altura, com duas faixas de rolamento de 7,50m de largura cada uma e está orçado em 6 bilhões de cruzeiros.
De cada lado das pistas haverá calçada para trânsito de pedestres. O traçado será entre o Morro de São Bento (Praça Mauá), no Rio, e um aterro a ser construído em frente a Praia Grande, em Niterói.
A concessão para cobrança de pedágio (apenas de veículos) valerá por 50 anos, tempo julgado suficiente para compensar os gastos da vencedora da concorrência com a construção.
Acredita-se que já no primeiro semestre de 1962 pessoas poderão ir a pé do Rio a Niterói e vice-versa (sem despesas) com a conclusão e liberação de uma das pistas previstas."


Outras notícias da época  AQUI.
                 

Nenhum comentário: