terça-feira, 30 de julho de 2013

IMAGENS - Anúncio: "RECLAMES" DE PROGRAMAS DE RÁDIO NOS JORNAIS DOS ANOS 50

Nesta edição mostraremos alguns anúncios de programas radiofônicos dos anos 50, a época de ouro do rádio brasileiro.



1951
anos 50
























Esse meio de comunicação chegou ao Brasil no início dos ano 20. Claro que dirigido a um diminuto extrato da nossa população, com uma programação descontínua (algumas horas por dia) e de viés elitista (obviamente).


1952



(ANOS 50)



Já na década de 30 o rádio firmou-se como extraordinário veículo de comunicação de massa (agora com  objetivos comerciais ante a possibilidade (até então proibida) de veiculação de propaganda (os históricos "reclames", que nada mais eram que anúncios em rádio, jornal, etc).


(1952)

Com o passar do tempo, o rádio foi "invadindo" o cotidiano das família. As emissoras se multiplicavam. O preço cada vez mais acessível. A programação (intensa) caindo no gosto popular com radionovelas, noticiários, musicais, programas de auditório, humorísticos, transmissão de futebol, etc.


(DE QUE ANO SERÁ?)

Na década de 50 ele reinou absoluto nos lares. Assim continuou, em menor grau, nos anos 60. Mas nos anos 70 foi perdendo espaço para a já consolidada televisão.
Leia também estas matérias sobre o rádio (é só clicar nos títulos): FIORI GIGLIOTTI   -   "REVISTA DO RÁDIO"   -   APARELHOS ANTIGOS   -   RADINHO DE PILHA "SPICA".


Mais "ANÚNCIO"   AQUI.




Nenhum comentário: