sábado, 30 de outubro de 2010

IMAGENS - Brinquedo: "VIEW-MASTER"

Brinquedo americano dos anos 50 (que também chegou por estes lados, é claro!). Criado na década de 30, era uma espécie de binóculo em que se viam imagens (estáticas) de um disquinho. Havia variedade de tema: cowboys, animais, desenhos Disney, etc.

 


As cartelas (discos) tinham pares de fotos (slides) que, depois de focadas com os dois olhos, passavam a impressão de profundidade (um "3-D" jurássico). Mas não eram todas as versões que davam esse efeito tridemensional (só os mais caros).




Uma pequena alavanca lateral mudava as imagens, quando pressionada.
Não era fácil de ser econtrado (só trazido pelos grandes magazines, geralmente das capitais) e nem era para todos os bolsos (pelo preço). Mas muita criança (e adulto) brasileira se distraiu com esse belo presente, principalmente na década de 60.






Outros brinquedos aqui e aqui.

4 comentários:

Augusto Sherman disse...

Por acoso, vcs teriam um view-master para venda? Altissimo interesse.

"blcamargo" disse...

Augusto,
Não trabalhamos com venda de produtos. Nosso objetivo é tão-somente trazer à lembrança coisas e fatos dos tempos passados. Acreditamos que você não terá dificultade de achar se entrar com a palavra no google, mercado livre, etc
Valeu! Abração

Anônimo disse...

Eu tive exatamente um desse View Master. Só que o nome "brasileiro" era Televisex e uma das cartelas mostrava o aeoporto de Congonhas, recém-inaugurado ! Hoje é o do meu neto. Sortudo. Enéas

"blcamargo" disse...

Valeu Enéas! Grato pela visita e simpático comentário. Volte sempre. Abração.