sábado, 30 de outubro de 2010

IMAGENS - Escola: Livro "Infância Brasileira"

Mais livro escolar usado no Grupo Escolar dos anos 50/60.

1958


contra-capa



Veja outros livros aquiaqui e aqui.

16 comentários:

DoraDuarte disse...

Que descoberta boa eu fiz hoje! Esse livro é do meu tempo, estudei nele, alias, em todos. Tenho o do 2º e 3º me falta este, como posso achá-lo pra comprar?, Vou vir sempre aqui. Abraços e muito prazer em conhecer este blog> Dora Duarte escritora, contadora de história e poeta.

"blcamargo" disse...

Oi, Dora. Lamento não poder ajudá-la, pois tiro as imagens aleatoriamente da WEB.
Grato pela visita e simpático comentário. Volte sempre, para momentos de saudável encontro com o Passado. Desejo-lhe eterna inspiração em suas iluminadas atividades.
Abração

Agostini disse...

No meu tempo de primário utilizei a cartilha Bitu Bate Bola no primeiro ano e depois, os livros Infância Brasileira para as segunda, terceira e quarta séries.

Acho que se déssemos às crianças de hoje esses livros aí elas iam sair correndo, porque os livros eram realmente pesados e sem atrativos. Era somente textos e figuras em preto e branco!!!

"blcamargo" disse...

Olá, Agostini.
Obrigado pela visita e comentário. Também acho isso. Só com um detalhe: mesmo com livros "chatos", aprendíamos bastante. Volte sempre.
Grande abraço!

Agostini disse...

Sem dúvida se aprendia muito, e muito mesmo. Eu não esqueço aqueles bons tempos.

Anônimo disse...

Também estudei nesses livros.Cartilha Sodré e Infância Brasileira. Eram repassados de meus irmãos mais velhos para o mais novos. Lembro com saudades daqueles bons tempos.

"blcamargo" disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
"blcamargo" disse...

Nós também. Grato pela visita e comentário.

Anônimo disse...

Boa noite, estou passando pra agradecer esse presente que você acaba de me dar, meu pai aprendeu a ler nesta cartilha, fala muito bem dela e eu não recorava o nome dela, como amanhã ele está completando 70 anos vou fazer um memorial e cita-la com muito prazer. valeu Deus ilumine a você por divulgar as coisas do nosso passado...
ivanilde Eduardo

"blcamargo" disse...

Ivanilde,
agradeço o amável comentário. Fico contente em ter servido para ajudá-la.Muitos anos de vida ao aniversariante. Comemore, muito, esta data. Grande abraço a voces dois! Volte sempre (tem muita coisa aqui que, certamente, seu pai viveu na infância e/ou adolescência). Recordar é viver!

laise araujo disse...

fiquei feliz por encontrar o livro infância brasileira e poder resgatar a memoria dos meus bons tempos de infância do grupo escolar gostava muito desse livro era em preto e branco mas nós crianças da época não eramos exigentes principalmente quando recebíamos novinho.parabens pela iniciativa.

laise Araujo Assistente social

"blcamargo" disse...

Obrigado, Laise, pela visita e simpático comentário. Você tem toda a ração: não éramos exigentes. Entantávamos por coisas simples, que nos deixavam felizes. E os livros escolares eram uma delas. Volte sempre. Abração.

Heloisa Crespo disse...

Há tempo estou atrás deste livro, pois ele faz parte da minha estória, de uma época maravilhosa, frequentando o inesquecível Instituto Calomeni, na Praça São Benedito, em Campos, hoje Campos dos Goytacazes/RJ.Fiquei muito emocionada ao vê-lo. Gostaria de tê-lo, de tocá-lo, até mesmo escaneado, caso não conseguisse o original. Todo o meu Primário (1ª a 4ª série) foi foi através dele. Obrigada ao autor do blog Anos Dourados pela alegria proporcionada. Foi mais um presente que recebido em julho de 2012.
Heloisa Crespo
(campista, pedagoga, terapeuta em Reiki, mãe, poeta e avó)

"blcamargo" disse...

Heloisa, meu muito obrigado pela visita.. Foi muito bom ler seu comentário. Você não está sozinha em sua tristeza por não ter mais os livros de quando criança.Garanto que muita, mas muita gente mesmo lamenta não ter conservado tudo aquilo da infância/adolescência que hoje nos deixa tão "carentes". Abração.

maria luiza c disse...

Que alegria descobrir este blog,muita saudades, muita emocao
obrigada.
Maria Luiza Cataneo
mlcataneo@live.com

"blcamargo" disse...

Muito obrigado, Maria Luiza, pela visita e comentário. Volte sempe. Abração.