sexta-feira, 15 de outubro de 2010

IMAGENS - Revista: "X-9"

Foi uma revista de boa vendagem, principalmente nos anos 50. Existiu até 1970 e era dirigida ao público adulto pois seu principal atrativo eram contos policiais de leitura rápida. Mas também tinha novelas de mistério, horror, suspense e quadrinhos.

1957


Com quase 100 páginas, era quinzenal e usava papel de baixa qualidade (como o papel imprensa) para reduzir seu custo e atingir maior número de leitoress. 

  1949
 

Pelo conteúdo de violência (que suas chamativas capas mostravam) ela não era bem vista por entidades religiosas e outros setores da sociedade. Não ficavam expostas nas bancas de jornal em invólucro plástico (isso é coisa dos tempos modernos) mas tinham na capa mensagem de sua impropriedade para menores. Alguns gibis americanos faziam ainda pior (ver nesta edição).

1957


A maior parte de suas matérias eram cópias de revistas americanas de mesmo gênero. Ocasionalmente apareciam trabalhos de autores brasileiros. Histórias de crime sempre tiveram legiões de admiradores. Quem não se lembra do extinto jornal "Notícias Populares", com suas fotos e descrições muitas das vezes escabrosas?

1958


Nem só de ficção vivia a revista. Chegava a publicar, também, fatalidades da vida real. Mas, não era a única a explorar esse filão. Havia outras, menos famosas e ousadas, como: Ellery Queen, Meia Noite e Suspense.

Mais revistas aqui e aqui.




4 comentários:

Игорь disse...

Meu avô colecionava esta revista . Li várias.

Parabéns pelo blog. É muito interessante

"blcamargo" disse...

Agradeço a visita e comentário. Volte sempre. Abração.

Anônimo disse...

Cara curto muito revistas Pulp, apesar de ter vinte anos rs execelnte postagem parabens !

"blcamargo" disse...

Valeu! Muito obrigado pela visita e comentário. Abração.