sexta-feira, 15 de outubro de 2010

IMAGENS - Brinquedo: Cineminha Barlam

O nome correto é "Cine-projetor Barlam Infantil", mas era chamado de "cineminha", mesmo. Pelo seu preço, não era um brinquedo muito popularizado (ainda mais nos anos 50, quando fazia sucesso).




Era feito de plástico duro (baquelite?) e usava uma lâmpada fraquinha. O filminho (16 mm)  era de papel manteiga e as imagens adquiriam movimentos simples com o uso da pequena manivela.



Por incrível que pareça, havia casos em que o garotos, donos da maquininha, até ganhavam ums trocados cobrando dos "espectadores" que assistiam às "sessões" (projetadas na parede).




Mais brinquedos aqui e aqui e aqui.


50 comentários:

Rubens disse...

Estou à procura de um projetor Barlan funcionando e de alguns filmes. Rubens
agl@ibnet.com.br

"blcamargo" disse...

Aí está! Quem puder ajudar, escreva para o e-mail do Rubens.

Walzi daSilva disse...

Veio do baú. Traz emoção ver o brinquedo, eu lembro de detalhes incriveis, como temperatura, tessitura e o cheiro quando aquecia. A animação básica de dois fotogramas - superior e anterior - permitia que produzissemos os nossos proprios filmes em papel de arroz. O papel de arroz era mais opaco, tentei aumentar a intensidade da iluminação - vinha então o cheiro do backlit (?) aquecendo e finalmente danificou-se.

Isso era eu acho 1967/8, contemporânea da Kodak Rio 400 - pérolas de outrora antes da big wave de tecnologia. Hoje a gente ri disso - qualquer criança produz um avi a partir de um celular e projeta em datashow. Mas aquela alegria antiga, essa é pérola per si.

Obrigado por trazer à tona.
W Silva
[greetings]

"blcamargo" disse...

É isso aí, W Silva! Os bons momentos e as boas coisas devem estar sempre em nossa mente. Agradeço a visita e o rico comentário. Abração.

Anônimo disse...

Eu não conhecia esse brinquedo até descobrir um no sótão do meu falecido sogro. Quando achei os filminhos com desenhos do Ziraldo e outros artistas fiquei encantado! Até pensei em vender mas como foi guardado por muito tempo, não sei se tenho coragem de vende-lo! Rui rarol08@hotmail.com

"blcamargo" disse...

Valeu, Rui! Tomara que não tenha coragem. Agradeço a visita e comentário. Abração.

Fábio Venhorst disse...

Legal... sempre via a propaganda desse brinquedo numas revistas antigas aqui em casa, até que um dia achei um na casa de um conhecido, acabei ganhando o projetor e alguns filminhos. Um clássico.

"blcamargo" disse...

Obrigado, Fábio, pela visita e comentário. "Curta" bastante essa preciosidade. Abração.

Flavio Moreira disse...

Eu ganhei um destes do meu tio Joãozinho. Era muito parecido, porém só a parte de tras, onde fica a lampada, era de baquelite. o resto todo, incluindo onde ficam as lentes, era de madeira. ganhei de meu tio, meus irmaos menores ficaram com ele. não sei onde foi parar.
mas foi bom relembrar.
abraço.

"blcamargo" disse...

É isso aí, Flavio! Fico contente em saber que o blog propiciou-lhe relembrar do passado (em especial do tio Joãozinho). Volte sempre. Abração.

Unknown disse...

Sim, hoje eu com os meus 64 anos também recordo comovido do meu incrível Cine Barlan. Quanta alegria proporcionou a mim e meus manos. Acho que era feito mesmo de Baquelite e todas as sensações descritas pelo W.Silva, também as guardo comigo.

"blcamargo" disse...

Valeu, Mário! Grato pela visita e simpático comentário. Continue visitando este "cantinho". Grande abraço.

artesgersonlima disse...

Eu já tive um destes na minha infância. Eu fazia os filmes e passava a noite numa escola que nos cedia a sala.
Era uma época maravilhosa.
Lotava de pessoas para verem os nossos filmes.
Hoje, sou artista plástico, e ando a procura desta preciosidade, para fazer filmes para meu neto.
BONS TEMPOS...

"blcamargo" disse...

Sim, bons tempos!!!Muito obrigado por ter visitado o blog e dado seu belo depoimento. Abração

Unknown disse...

Brinquei muito com este projetor eu
morava na mooca,tenho ele atè hoje
hoje tenho 54 anos tenho vàrios projetores 8mm/16mm/35mm/70mm e vàrios projetores de slade

paulo esteves

Anônimo disse...

eu tive um Cine Barlan, e eu também produzia (kkk) os filmes em papel fino - Hiran Pinel.

Zeca Ligiéro disse...

Queridos, eu me lembro de uma sequencia de filme em que apareciam os portugueses invadindo o Brasil e sendo enfrentado pelos indios. Alguem tem ainda este filme? Estou fazendo um projeto de video e gostaria muito de ter esta sequencia digitalizada. Agradeço. abs. Zeca Ligiéro

Anônimo disse...

Eu tenho um para venda mas não tenho ideia do valor.
Alguem pode me ajudar?

Lailson Cartunista disse...

Também tive um e foi com ele que aprendi a fazer desenhos animados, pois tinha poucos filme e quando entendi o mecanismo "table top" passei a fazer os meus. Não consigo lembrar com exatidão quando ganhei o meu, creio que entre 1962 e 1965. Alguém sabe quando eles começaram a ser vendidos? Ah, sim: com o tempo tornei-me cartunista.Abraços e obrigado por renovar minhas memórias!

Unknown disse...

Tenho um Cine Barlan, que ganhei quando fiz meus 6 anos. Ainda está perfeito. tenho cerca de 10 filmes (também em excelente estado).
Também não sei se tenho coragem de vender, ainda mais agora que sei que os desenhos eram produzidos por Ziraldo e Cezar Villela.

cesaocaxias disse...

Eu tenho um p venda

cesaocaxias disse...

Se interressar tenho um projetor barlan p venda 5481074225

Grace de C. Gonçalves disse...

Tenho alguns filmes. Alguém se interessa?

Salvador disse...

Que preciosidade de brinquedo! Tive um e cheguei a ousar "produzir" filmes! Veja só! Obrigado pela lembrança! Quem tiver um à venda me informe, por favor! Meu tel. 15991022712.

cesaocaxias disse...

Bom dia amigos saudosistas.tenho um cineminha barlan,eu gostaría de vender se algum dos sensores tiver interresse por favor entre em contato.César watz 54981074225.posso outros itens p coleciona dores e amigos q gostei de itens antigos posso mandar fotos.👍👍

Antonio Rodrigues Gallo disse...

Ganhei um de uma vizinha, por volta de 1965 (mas já não funcionava). Fiquei tão envolvido em projetar, que acabei montando uma "máquina" com uma lâmpada sem o miolo e cheia de água como lente, e imagens desenhadas em uma lâmina de vidro, enegrecida com fumaça de vela. Depois vieram os papeis de bala e até frames de filmes de verdade, que eu recolhia nos lixos das salas de cinema de meu bairro.
Muita saudade. Tinha 10-12 anos na época.
Infelizmente hoje, não dá nem para brincar com meus netos com essas experiencias, pois a tecnologia é totalmente dominante nas atividades diárias deles.

Unknown disse...

Boa noite! Já vendeu o cine barlan? Quanto quer por ele? Eu tenho um mas os filmes estão todos estragados, uma boa sugestão, seria escanear os filmes, tornar cada um em Jpeg e vender os arquivos para quem precisa, porque existem papéis de seda muito bons para impressão, daí é só imprimir recortar e montar...

Oto disse...

Gostaria de comprar filmes e Projetor Barlam.

CARLOS MODESTO disse...

Quando tinha 10 anos de idade, ganhei um Cine Barlam de meu pai de presente. Quantas emoções tive com esta peça de saudade. Tive vários modelos de projetores de 16 e 35 milímetros mudos e sonoros (mais de 50 durante a infância e juventude), mais nenhum deles me propiciaram tantas alegrias como o meu querido Barlam.
Hoje recebi um Barlam comprado no Mercado Livre (28-06-2019), para decorar a estante da minha escrivaninha. Quando olho para o projetor meus olhos umedecem em saudades!!!

cesaocaxias disse...

Eu tenho um cineminha Barlan e um filme de animação e gostaria de vender se algum amigo interresse peço q me procurem 54981074225 obrigado a todos.forte abraço.

Huberto Closs disse...

Procuro filminhos que eu ainda não tenha para o projetor Barlam.
hcloss@gmail.com

Luciara disse...

Meu nome e' Luciara. Estou à procura de um projetor Barlan funcionando e de alguns filmes. WHATSAPP: (13) 98165-1465. Obrigada!

Oto disse...

Quero adquirir filmes e projetores Barlam otorabelo58@gmail.com

Oto disse...

Desejo adquirir filmes e projetores Barlam

Unknown disse...

Acabei ganhando um de um falecido tio se alguém ter interesse chama no watts 51985411350 tem uns 10/15 rolos de filmes que até às traças estavam estragando..

Unknown disse...

Eu tenho

Oto disse...

Interesso em filmes e projetores Barlam- otorabelo58/@gmail.com

Jose disse...

Tenho 73 anos e ainda tenho esse projetor que ganhei do meu pai quando ainda criança.

Oto disse...

Você, José, está vendendo o projetor?

Oto disse...

Você está vendendo?

Oto disse...

Você está vendendo o projetor?

Sid Jr. disse...

Ola estou vendendo um inteiraço com manual e 18 filmes 21 988033937

Oto disse...

Nãol seriam 17 filmes? Quanto aos filmes estão "completos do começo ao fim"? contêm rasgos(mesmo que pequemos)? O Projetor tem trinjcas? Por qto você venderia? Você parcela? Diga o q. mais sobre a venda, envio pra BH, etc...

Oto disse...

Quero saber se os filmes estão "inteiros", o projetor sem trincas. O preço e forma de pagamento. otorabelo58@gmail.com

Oto disse...

Qual o estado dos filmes e projetor(inteiros do começo ao fim, sem trincas no projetor(completo), preço e condições de pgto.

Oto disse...

31 99850-5404 - otorabelo58@gmail.com

Oto disse...

AGUARDO UMA RESPOSTA SOBRE A VENDA DO PROJEOR E FILMES - otorabelo58@gmail.com - Fones:(31)3267-4902/999850-5404

Oto disse...

Continuo interessado em projetores e filmes Barlam. Se alguém quiser vender. otorabelo58@gmail.com

Oto disse...

continuo interessado em filmes e projetores Barlam. Se alguém quiser vender otorabelo58@gmail.com

Oto disse...

continuo interessado em filmes e projetores Barlam. Se alguém quiser vender otorabelo58@gmail.com