sexta-feira, 15 de outubro de 2010

IMAGENS - Brinquedo: Cineminha Barlam

O nome correto é "Cine-projetor Barlam Infantil", mas era chamado de "cineminha", mesmo. Pelo seu preço, não era um brinquedo muito popularizado (ainda mais nos anos 50, quando fazia sucesso).




Era feito de plástico duro (baquelite?) e usava uma lâmpada fraquinha. O filminho (16 mm)  era de papel manteiga e as imagens adquiriam movimentos simples com o uso da pequena manivela.



Por incrível que pareça, havia casos em que o garotos, donos da maquininha, até ganhavam ums trocados cobrando dos "espectadores" que assistiam às "sessões" (projetadas na parede).




Mais brinquedos aqui e aqui e aqui.






25 comentários:

Rubens disse...

Estou à procura de um projetor Barlan funcionando e de alguns filmes. Rubens
agl@ibnet.com.br

"blcamargo" disse...

Aí está! Quem puder ajudar, escreva para o e-mail do Rubens.

WdaSilva disse...

Veio do baú. Traz emoção ver o brinquedo, eu lembro de detalhes incriveis, como temperatura, tessitura e o cheiro quando aquecia. A animação básica de dois fotogramas - superior e anterior - permitia que produzissemos os nossos proprios filmes em papel de arroz. O papel de arroz era mais opaco, tentei aumentar a intensidade da iluminação - vinha então o cheiro do backlit (?) aquecendo e finalmente danificou-se.

Isso era eu acho 1967/8, contemporânea da Kodak Rio 400 - pérolas de outrora antes da big wave de tecnologia. Hoje a gente ri disso - qualquer criança produz um avi a partir de um celular e projeta em datashow. Mas aquela alegria antiga, essa é pérola per si.

Obrigado por trazer à tona.
W Silva
[greetings]

"blcamargo" disse...

É isso aí, W Silva! Os bons momentos e as boas coisas devem estar sempre em nossa mente. Agradeço a visita e o rico comentário. Abração.

Anônimo disse...

Eu não conhecia esse brinquedo até descobrir um no sótão do meu falecido sogro. Quando achei os filminhos com desenhos do Ziraldo e outros artistas fiquei encantado! Até pensei em vender mas como foi guardado por muito tempo, não sei se tenho coragem de vende-lo! Rui rarol08@hotmail.com

"blcamargo" disse...

Valeu, Rui! Tomara que não tenha coragem. Agradeço a visita e comentário. Abração.

Fábio Venhorst disse...

Legal... sempre via a propaganda desse brinquedo numas revistas antigas aqui em casa, até que um dia achei um na casa de um conhecido, acabei ganhando o projetor e alguns filminhos. Um clássico.

"blcamargo" disse...

Obrigado, Fábio, pela visita e comentário. "Curta" bastante essa preciosidade. Abração.

Flavio Moreira disse...

Eu ganhei um destes do meu tio Joãozinho. Era muito parecido, porém só a parte de tras, onde fica a lampada, era de baquelite. o resto todo, incluindo onde ficam as lentes, era de madeira. ganhei de meu tio, meus irmaos menores ficaram com ele. não sei onde foi parar.
mas foi bom relembrar.
abraço.

"blcamargo" disse...

É isso aí, Flavio! Fico contente em saber que o blog propiciou-lhe relembrar do passado (em especial do tio Joãozinho). Volte sempre. Abração.

Mário Roberto Silva disse...

Sim, hoje eu com os meus 64 anos também recordo comovido do meu incrível Cine Barlan. Quanta alegria proporcionou a mim e meus manos. Acho que era feito mesmo de Baquelite e todas as sensações descritas pelo W.Silva, também as guardo comigo.

"blcamargo" disse...

Valeu, Mário! Grato pela visita e simpático comentário. Continue visitando este "cantinho". Grande abraço.

artesgersonlima disse...

Eu já tive um destes na minha infância. Eu fazia os filmes e passava a noite numa escola que nos cedia a sala.
Era uma época maravilhosa.
Lotava de pessoas para verem os nossos filmes.
Hoje, sou artista plástico, e ando a procura desta preciosidade, para fazer filmes para meu neto.
BONS TEMPOS...

"blcamargo" disse...

Sim, bons tempos!!!Muito obrigado por ter visitado o blog e dado seu belo depoimento. Abração

paulo esteves disse...

Brinquei muito com este projetor eu
morava na mooca,tenho ele atè hoje
hoje tenho 54 anos tenho vàrios projetores 8mm/16mm/35mm/70mm e vàrios projetores de slade

paulo esteves

Anônimo disse...

eu tive um Cine Barlan, e eu também produzia (kkk) os filmes em papel fino - Hiran Pinel.

Zeca Ligiéro disse...

Queridos, eu me lembro de uma sequencia de filme em que apareciam os portugueses invadindo o Brasil e sendo enfrentado pelos indios. Alguem tem ainda este filme? Estou fazendo um projeto de video e gostaria muito de ter esta sequencia digitalizada. Agradeço. abs. Zeca Ligiéro

Anônimo disse...

Eu tenho um para venda mas não tenho ideia do valor.
Alguem pode me ajudar?

Lailson Cavalcanti disse...

Também tive um e foi com ele que aprendi a fazer desenhos animados, pois tinha poucos filme e quando entendi o mecanismo "table top" passei a fazer os meus. Não consigo lembrar com exatidão quando ganhei o meu, creio que entre 1962 e 1965. Alguém sabe quando eles começaram a ser vendidos? Ah, sim: com o tempo tornei-me cartunista.Abraços e obrigado por renovar minhas memórias!

Ubirahy Souza disse...

Tenho um Cine Barlan, que ganhei quando fiz meus 6 anos. Ainda está perfeito. tenho cerca de 10 filmes (também em excelente estado).
Também não sei se tenho coragem de vender, ainda mais agora que sei que os desenhos eram produzidos por Ziraldo e Cezar Villela.

cesaocaxias disse...

Eu tenho um p venda

cesaocaxias disse...

Se interressar tenho um projetor barlan p venda 5481074225

Grace de C. Gonçalves disse...

Tenho alguns filmes. Alguém se interessa?

Salvador disse...

Que preciosidade de brinquedo! Tive um e cheguei a ousar "produzir" filmes! Veja só! Obrigado pela lembrança! Quem tiver um à venda me informe, por favor! Meu tel. 15991022712.

cesaocaxias disse...

Bom dia amigos saudosistas.tenho um cineminha barlan,eu gostaría de vender se algum dos sensores tiver interresse por favor entre em contato.César watz 54981074225.posso outros itens p coleciona dores e amigos q gostei de itens antigos posso mandar fotos.👍👍