terça-feira, 15 de novembro de 2011

IMAGENS - Gibi estrangeiro: "MANDRAKE, the Magician"

Gibi americano de um dos maiores ícones dos quadrinhos dos anos 50: Mandrake.
Ele foi criado em 1934 (para tirinhas de jornal) por LEE FALK (o mesmo criador de outro importante personagem: o FANTASMA), que esteve no "batente" até a morte,  em 1999.


1939 (no cinema)



Mandrake é um mágico que usa a hipnose (com fantásticos truques de ilusionismo) como arma contra os malfeitores (até extraterrestres!) que cruzam o seu caminho na luta contra o Mal. Com  um gesto ultra-rápido faz o inimigo ter visões extraordinárias que propiciam seu aprisionamento.


anos 50



Quando essa técnica  não resolve, lá está o gigante Lothar (um príncipe africano com  roupa de seu "habitat" e amigo inseparavel de força descomunal) usando sua habilidade de distribuir "sopapos".
Nosso herói não tem superpoder e também não é chegado a "uniformes" estranhos como muitos de seus colegas (Super-Homem,  Capitão Marvel, Fantasma, etc). Veste-se com extrema elegância, como os mágicos de antigamente: fraque, colete, capa de seda, cartola e bengala.


anos 60



Mandrake tem uma noiva chamada NARDA que, por sua vez, é princesa de um reino europeu (acabaram se casando muitas décadas depois). 
O lugar onde passa as "horas vagas" de mortal comum é uma mansão espetacular no topo de uma montanha, com grande aparato eletrônico de segurança e comunicação (é chamada de "XANADU").


 1967



Além desses dois, outros personagens vivem no "mundo" de Mandrake. Eis alguns: seu pai (Theron), o chefe de polícia Bradley, o amigo interplanetário Magnon, a namorada de Lothar (Karma). Dentre os vilões destaca-se o cruel, sanguinário, vingativo e perigosíssmo "Cobra"


 os três fugindo de alguma coisa, nos anos 60



Mais gibis estrangeiros:    Wonder Woman   -   Batman   -   Terror



Nenhum comentário: