terça-feira, 15 de novembro de 2011

IMAGENS - Escola: Carteira escolar

"Grupo Escolar", disciplina rígida, "Caixa Escolar", curso primário, caderno de caligrafia, caneta de pena, cartilha, "composição à vista de uma gravura", "canto orfeônico". Isso e mais muitas outras coisas vêm à nossa memória quando tratamos da escola de nossa meninice nos anos 50 (e 60 também).
Mas o cotidiano escolar daqueles tempos não ficará completo se não relembrarmos aquelas desajeitadas e pesadonas carteiras de madeira e ferro onde os alunos se sentavam em dupla (as individuais, só muito depois). Elas eram herança dos anos 30/40.


anos 50 - dupla



Na parte superior do tampo (mais ou menos no meio) ficava o buraquinho circular onde se encaixava uma  latinha com tinta (quando a escola recebia) para molhar a pena da caneta (a esferográfica, também só mais tarte).


anos 60 - individual



A carteira fazia parte do mobiliário escolar da época (um tempo em que os alunos se levantavam quando uma visita adentrava à sala de aula e cantava-se o Hino Nacional quando do hasteamento da Bandeira no pátio do recreio, semanalmente).

Mais escola? É só clicar nos títulos:   Livros de matemática   -   Estojo "meia-boca"   -   Biblioteca da Professora   -   Livro "Flor do Lácio"   -   Maleta escolar   -   "Caixa Escolar"   -   Livros do Ginásio   -   Boletim escolar   -   Caneta de pena   -   Caderno escolar   -   Cartilha Sodré   -   Tabuada   -   Lápis de cor "Futeból"   -   Estojo de lápis de cor   -   ALONGADOR DE LÁPIS   -   Livro de Inglês

Nenhum comentário: