sábado, 30 de junho de 2012

IMAGENS - Disco: "BIG BAND"

Vamos voltar aos tempos dos bailes (e dos bailinhos animados com discos) ao som de orquestras (ou conjuntos menores) e suas músicas românticas para dançar.
Àquela época de estranhas e esquisitas  expressões como "chá de cadeira", "dar tábua", "levar tábua", "pés de valsa", "seleção dançante" e muitas outras.
Aos tempos das famosas "big bands" (que os americanos exportaram para o mundo, inclusive para nós) e seus imortais "bandleaders" Glenn Miller, Benny Goodman, Count Basie, Dizzi Gillespie, Tommy Dorsey.
Big Band era isso:
-Grupo instrumental (que era o próprio espetáculo ou acompanhando famosos cantores) originado do jazz americano dos anos 20;
-Atingiu seu auge nos anos 50 (no Brasil, nos anos 60);
-Era composta, geralmente, de 15 a 25 músicos (saxofone, trompete e trombone os principais instrumentos;
-Um dos músicos se destacava no conjunto. Fazia solo em parte das músicas executadas. Era o "chefe" da turma (na maioria das vezes o trompetista). Era a figura mais importante: ele era o "BANDLEADER".
-No Brasil de hoje nós temos uma Big Band: a "Brasília Popular Orquestra" (você sabia?)



Clique nas telinhas para ouvir (e ver) algumas das mais importantes BIG BAND  em ação (com músicas que ficaram para sempre na memória do pessoal que viveu os Anos Dourados;


Benny Goodman


Glenn Miller


Tommy Dorsey

Um comentário:

Unknown disse...

Simplesmente FANTÁSTICO.