sexta-feira, 15 de junho de 2012

IMAGENS - Revista: "MECÂNICA POPULAR"

Revista americana (nascida em 1902!) dedicada a levar ao  público leigo assuntos de ciência e tecnologia em linguagem simples. Seu slogan era "escrita para que você a entenda". Como muitas outras grandes revistas da época (ex: "Seleções do Reader's Digest") ela era tão somente traduzida para o idioma do país onde "entrava", com poucas ou nenhum matéria originada dele. As capas em duplicidade mostram isso.


versão brasileira - 1960
versão americana - 1960




















Suas matérias estavam longe de serem apenas teóricas. Pelo contrário, ensinavam uma variedade enorme de coisas da vida prática e do lar (só para se ter uma idéia, eis alguns assuntos que eram publicados: fotografia, projeto (planta) de casas, exercícios físicos, maçarico, avaliação e conserto de carros, decoração de ambiente, plantas medicinais).


versão mexicana - 1961
versão americana - 1961




















Ela foi publicada em diversos países da America Latina. No Brasil chegou nos anos 60 e continuou  até os últimos anos da década de 80.


versão mexicana - 1960
versão brasileira - 1960




















versão americana - 1955
versão mexicana - 1955




















Clique AQUI e visite todo o acervo de Revistas.

4 comentários:

Unknown disse...

porque nao disponibilizar pela internet o conteudo das revistas antigas? a pergunta vem devido o fato de eu quando crianca aprendi a gostar de mecanica com meu pai que era assiduo leitor da revista. E uma lembranca muito boa que eu gostaria tambem de passar paraosmeus filhos. Grato pela atencao,

Hendricus Ruhe (hruhe@uol.com.br)

Tiburtino Lacerda disse...

O usuário Martin Ruhe, deu uma ÓTIMA sugestão, vocês deveriam publicar na Web, os números antigos de Mecânica Popular, essa excelente revista do passado.

Iran disse...

Eu tenho exemplares de 1947 a 1959. Todos em espanhol mas materias americanas

Bigdeni disse...

https://archive.org/search.php?query=Mecanica%20Popular