sábado, 30 de outubro de 2010

IMAGENS - Escola: Livro "Infância Brasileira"

Mais livro escolar usado no Grupo Escolar dos anos 50/60.

1958


contra-capa



Veja outros livros aquiaqui e aqui.

32 comentários:

DoraDuarte disse...

Que descoberta boa eu fiz hoje! Esse livro é do meu tempo, estudei nele, alias, em todos. Tenho o do 2º e 3º me falta este, como posso achá-lo pra comprar?, Vou vir sempre aqui. Abraços e muito prazer em conhecer este blog> Dora Duarte escritora, contadora de história e poeta.

"blcamargo" disse...

Oi, Dora. Lamento não poder ajudá-la, pois tiro as imagens aleatoriamente da WEB.
Grato pela visita e simpático comentário. Volte sempre, para momentos de saudável encontro com o Passado. Desejo-lhe eterna inspiração em suas iluminadas atividades.
Abração

Agostini disse...

No meu tempo de primário utilizei a cartilha Bitu Bate Bola no primeiro ano e depois, os livros Infância Brasileira para as segunda, terceira e quarta séries.

Acho que se déssemos às crianças de hoje esses livros aí elas iam sair correndo, porque os livros eram realmente pesados e sem atrativos. Era somente textos e figuras em preto e branco!!!

"blcamargo" disse...

Olá, Agostini.
Obrigado pela visita e comentário. Também acho isso. Só com um detalhe: mesmo com livros "chatos", aprendíamos bastante. Volte sempre.
Grande abraço!

Agostini disse...

Sem dúvida se aprendia muito, e muito mesmo. Eu não esqueço aqueles bons tempos.

Anônimo disse...

Também estudei nesses livros.Cartilha Sodré e Infância Brasileira. Eram repassados de meus irmãos mais velhos para o mais novos. Lembro com saudades daqueles bons tempos.

"blcamargo" disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
"blcamargo" disse...

Nós também. Grato pela visita e comentário.

Anônimo disse...

Boa noite, estou passando pra agradecer esse presente que você acaba de me dar, meu pai aprendeu a ler nesta cartilha, fala muito bem dela e eu não recorava o nome dela, como amanhã ele está completando 70 anos vou fazer um memorial e cita-la com muito prazer. valeu Deus ilumine a você por divulgar as coisas do nosso passado...
ivanilde Eduardo

"blcamargo" disse...

Ivanilde,
agradeço o amável comentário. Fico contente em ter servido para ajudá-la.Muitos anos de vida ao aniversariante. Comemore, muito, esta data. Grande abraço a voces dois! Volte sempre (tem muita coisa aqui que, certamente, seu pai viveu na infância e/ou adolescência). Recordar é viver!

laise araujo disse...

fiquei feliz por encontrar o livro infância brasileira e poder resgatar a memoria dos meus bons tempos de infância do grupo escolar gostava muito desse livro era em preto e branco mas nós crianças da época não eramos exigentes principalmente quando recebíamos novinho.parabens pela iniciativa.

laise Araujo Assistente social

"blcamargo" disse...

Obrigado, Laise, pela visita e simpático comentário. Você tem toda a ração: não éramos exigentes. Entantávamos por coisas simples, que nos deixavam felizes. E os livros escolares eram uma delas. Volte sempre. Abração.

Heloisa Crespo disse...

Há tempo estou atrás deste livro, pois ele faz parte da minha estória, de uma época maravilhosa, frequentando o inesquecível Instituto Calomeni, na Praça São Benedito, em Campos, hoje Campos dos Goytacazes/RJ.Fiquei muito emocionada ao vê-lo. Gostaria de tê-lo, de tocá-lo, até mesmo escaneado, caso não conseguisse o original. Todo o meu Primário (1ª a 4ª série) foi foi através dele. Obrigada ao autor do blog Anos Dourados pela alegria proporcionada. Foi mais um presente que recebido em julho de 2012.
Heloisa Crespo
(campista, pedagoga, terapeuta em Reiki, mãe, poeta e avó)

"blcamargo" disse...

Heloisa, meu muito obrigado pela visita.. Foi muito bom ler seu comentário. Você não está sozinha em sua tristeza por não ter mais os livros de quando criança.Garanto que muita, mas muita gente mesmo lamenta não ter conservado tudo aquilo da infância/adolescência que hoje nos deixa tão "carentes". Abração.

maria luiza c disse...

Que alegria descobrir este blog,muita saudades, muita emocao
obrigada.
Maria Luiza Cataneo
mlcataneo@live.com

"blcamargo" disse...

Muito obrigado, Maria Luiza, pela visita e comentário. Volte sempe. Abração.

Unknown disse...

Que alegria recordar,estudei neste livro ,quando os menus filhos ainda estudavam, e vinham me perguntar sobre qualquer assunto,eu respondia e brincava com eles e dizia:Livro Incia Brasileira 4 serie Primário ,então eles riam e pensavam que eu estava inventando.
Muito obrigado ! Agora posso mostrar para filhos e netos.
Um grande abraço e mais uma vez,muito obrigado.

José Luiz M.Silva

lucinea disse...

como eu gostaria de folhear ler e reler este livro,infancia brasileira!foi meu companheiro no primário...

Assis Rondônia disse...

Recusei-me a abandonar o livro "Infância brasileira". Livro para mim, tinha o formato de livro. A cartilha "Caminho suave" não era livro para mim. Existia um respeito já reverencial ao livro(como me havia sido apresentado pela primeira vez).

Unknown disse...

Por favor, me ajudem!O sonho da minha avó é poder ter de novo esse livro em suas mãos e poder relembrar sua infância, oande posso comprar?

Unknown disse...

Por favor, me ajudem! O sonho da minha avó é poder ter esse livro em suas mãos de novo e relembrar sua infância. Ela o guardava até sua fase adulta, mas uma pessoa por maldade os jogou fora e desde então ela vive com essfe sonho a ser realizado. Aonde posso comprar um ou pelo menos ter acesso a suas páginas?
Email para contato: Larissa.lari.lari@hotmail.com

"blcamargo" disse...

No site de "Mercado Livre" é quase certo que encontre.

Unknown disse...

Sou do ano 1950.É posso dizer sem medo de errar,as crianças entravam na escola com 7 anos. E no final do ano.sabia,ler escrever. Sabia a tabuada e algumas continhas e ate'um pouquinho geografia ciência e história. Como era bom!!!!

Roseno Ferreira Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roseno Ferreira Santos disse...

Tem um da terceira série à venda

Unknown disse...

"Menino volte e diga a seu pai que se o vai e vem fosse e viesse vai e vem ia mas como vai e vem vai e não vem vai e vem não vai" essa vai para quem estudou no livro Infância Brasileira. Inesquecível

Unknown disse...

Vocês tem os livros infancia brasileira, primeiro a quarta série e cartilha do povo.

Unknown disse...

Papai e mamãe chutaram a resposta na hora kkkkkkkkkk

Unknown disse...

Maus pais chutaram a reslosta na hora kkkkkkkk

Anônimo disse...

Bom dia, qual era o conteúdo desse livro ??
Alguém tem a foto do sumário?

Eu preciso fazer uma análise do tempo dos livros didático da década de 50, 60, 70, 80 e 90 ...se o conteúdo mudou, como era a metodologia da época .

Anônimo disse...

Usei o livro brasileira e não esquecir a história do mestre Juca
Era um mecânico que tinha uma oficina e colocava nomes nas ferramentas o serrote vai vem
O martelo Tok Tok o formão rompe ferro
O menino falou boa tarde mestre Juca meu pai mandou dizer se o Sr poderia emprestar o vai vem aí o mestre respondeu de um abraço no seu pai e diz a ele se vai bem fosse e viesse vai bem iasis como vaivém vai e não vem vai vem nao vai
Nunca esqueci está história

Anônimo disse...

Agora apocos dias fizeram uma pergunta a uma pessoa que estava tentando no jogo do milhão,fizeram a pergunta que celebrou a primeira missa aqui no Brasil, lembrei que estudei esta lição no livro infância brasileira nos anos57/58 na cidade de vista serrana pb,meu nome Ildo Xavier de Sousa